Zur Navigation | Zum Inhalt
FVCML0208 10
Bem vindo ao sembarreiras.org!
Livro Tecnologias de apoio para pessoas com deficiência PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Já se encontra disponível a versão digital do livro A edição digital do livro Tecnologias de apoio para pessoas com deficiência.

 Trata-se de uma edição da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) / Departamento da Sociedade de Informação / Unidade ACESSO.

Dos autores Pedro Encarnação, Luís Azevedo e Ana Rita Londral, três dos melhores profissionais portugueses na área da Engenharia da Reabilitação, este livro é um texto introdutório à temática das Tecnologias de Apoio. As Tecnologias de Apoio são produtos, serviços ou práticas com vista à promoção da qualidade de vida das pessoas com deficiência.

Pretende-se dar uma visão geral desta área científica multidisciplinar, caraterizar potenciais utilizadores e apresentar exemplos das Tecnologias de Apoio existentes atualmente no mercado, organizados por áreas funcionais: mobilidade, manipulação, comunicação, orientação e cognição. Descreve-se ainda o enquadramento legal da prescrição de Tecnologias de Apoio em Portugal.

O livro destina-se a todos os profissionais da área da Reabilitação e do Ensino Especial, utilizadores finais e, em geral, a todos os interessados em Tecnologias de Apoio.

 

Mais info aqui.

 

ACEDA AO LIVRO AQUI.

 
“I Jornadas do CASCI – Habilitar para Incluir”, 19 de Janeiro, Museu Marítimo de Ílhavo PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
 Banner jornadas CASCI
 
O CASCI organiza as “I Jornadas do CASCI – Habilitar para Incluir” no auditório do Museu Marítimo de Ílhavo, no dia 19 de Janeiro de 2013. Esta iniciativa visa a troca de experiências e saberes acerca da deficiência e a disseminação de boas práticas para a inclusão escolar, profissional e social. 

Especialistas, investigadores, docentes e terapeutas irão apresentar comunicações que visam habilitar a Comunidade e os demais profissionais para uma intervenção mais ajustada às necessidades da pessoa em situação de desvantagem, munindo-os e dotando os cuidadores/educadores com ferramentas teóricas e práticas para resultados mais profícuos e efetivos.
 
Aproveite as inscrições a taxa reduzida até 21 de Dezembro.
Continuar...
 
O Book Builder e o Universal Design for Learning PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Banner CAST UDL Book Builder
 
O CAST UDL BOOK BUILDER é uma plataforma/ferramenta de autoria para criar, partilhar, publicar e ler livros digitais que envolvem e apoiam aprendentes diversificados de acordo com suas necessidades individuais, interesses e competências. Projectada a partir do conceito de Universal Design for Learning ou Desenho Universal para a Aprendizagem.
 
Projetada a partir do conceito de Universal Design for Learning ou Desenho Universal para a Aprendizagem que procura dar resposta à variedade de alunos que existem nas escolas.
 
O Book Builder está disponível em português europeu, produto do trabalho do Laboratório de Conteúdos Digitais da Universidade de Aveiro.
 
•Multimédia (texto, imagem, vídeo e som)
•Clique para avançar e navegação por teclado
•Utilização de até 3 assistentes/ajudantes por página
•Elevada usabilidade e acessibilidade
•Glossário
•Área de resposta do aluno
•Barra TextHelp
    – Leitura em português europeu de zonas assinaladas ou de todo o texto
 
 
 
Novos manuais e livros para alunos invisuais e disléxicos PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

A equipa do sembarreiras.org nas formações que dinamiza destaca sempre que os materiais e equipamentos utilizados com alunos com deficiência visual podem ser rentabilizados para aqueles que possuem problemas de leitura e escrita, pelo que é com grande prazer que divulgamos a seguinte notícia que pode ser consultada na íntegra em:

http://publico.pt/Educação/novos-manuais-e-livros-para-alunos-invisuais-e-dislexicos-1567898# (clique no link ou copie para barra de endereço) 

Um projecto resultante de uma parceria do Ministério da Educação, da Fundação Vodafone Portugal e da Porto Editora, foi apresentado esta quinta-feira, 18 de Outubro, em Lisboa. Pretende disponibilizar manuais em formato Daisy e ferramentas que permitem que o material impresso seja mais acessível para alunos com deficiência visual e com problemas de leitura e escrita.

Pode ler-se, por exemplo, que "O programa informático tem como objectivo facilitar a leitura e permite ao estudante controlar a velocidade de leitura, mas também escolher o tipo e o tamanho da letra, mudar a cor de fundo e utilizar atalhos no teclado. Por exemplo, um aluno com baixa visão pode aumentar o tamanho da letra até conseguir lê-la ou um disléxico pode mudar a cor do fundo do texto de maneira a facilitar-lhe a leitura."

 Este projecto irá contar com a colaboração de professores que irão acompanhar a sua implementação a nível das escolas.

 Aconselhamos a leitura integral da notícia publicada no Jornal Público através do endereço acima disponibilizado.

Um boa notícia para alunos com Necessidades Educativas Especiais que através das tecnologias podem participar ativamente na sua aprendizagem. 

 
Grid Player PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Ipad e Iphone com Grid Player

Os Tablets e em especial o Ipad têm vindo a fazer parte da vida cada vez mais portugueses, uns para trabalho, outros para lazer e, ainda para outros como Produto de Apoio ou ajuda pedagógica como já aqui referenciamos.

Hoje damos-vos a  conhecer o Grid Player uma aplicação para Iphone e Ipad que permite utilizar teclados criados no GRID2 nestes dispositivos, beneficiando da sua portabilidade e ecrã tátil.Trata-se de uma aplicação gratuita que pode ser descarregada no iPad, iPod e iPhone. Permite a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) a pessoas que não podem falar ou que o fazem com limitações. 

Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Página 1 de 21

Destaques

O blog do sembarreiras.org apresenta uma nova secção dedicada a histórias de vida que constituem um exemplo de perseverança e de concretização de objectivos, ultrapassando múltiplas barreiras.

Como história inaugural apresentamos o testemunho do José Guerra, ex-aluno da Universidade de Aveiro, que aos 16 anos se viu privado do uso dos seus membros superiores. Esta barreira não impediu de encetar esforços e procurar a integração e a felicidade.

Leiam o seu testemunho e repitam a ideia que a aquisição de uma deficiência não é necessariamente o fim.

Acedam aqui à história do Pedro.

Newsletter