Zur Navigation | Zum Inhalt
FVCML0208 10
Destaques


ESTG desenvolve manípulo de interacção para crianças com necessidades especiais PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Jaime Ribeiro   
Sexta, 11 Dezembro 2009 10:56

O Departamento de Engenharia Electrotécnica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), desenvolveu um manípulo (switch) com sensor de aproximação para ser utilizado com crianças com Necessidades Especiais. O manípulo encontra-se em fase experimental e será distribuído juntamente com brinquedos a instituições que apoiam crianças com deficiência.

Saiba mais aqui.

 
Leitura para todos! PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Jaime Ribeiro   
Domingo, 29 Novembro 2009 09:12

A Editora Cercica da Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais procura que cada criança possa ter acesso ao prazer da leitura, e ao mundo mágico do conhecimento, quaisquer que sejam as suas capacidades individuais de leitura.

Deste modo, disponibiliza até ao momento duas obras em variados formatos multimédia, a custo acessível, para tentar responder a diferentes Necessidades Educativas Especiais. Cada obra, editada num livro ilustrado é acompanhada com um DVD interactivo que apresenta formatos acessíveis da obra:

  • Língua Gestual Portuguesa;

  • Símbolos Pictográficos de Comunicação;

  • Formato Daisy.

Livro, dvd, livro de pictogramas

Pelas diferentes possibilidades de leitura, em que se salienta o audiovisual, este livro incrementa o leque de oportunidades para o prazer da leitura, bem como, afigura-se como mais uma ferramenta para aprendizagem da leitura suportada pelas TIC.

Esta editora disponibiliza ainda, gratuitamente, edições em Braille, que podem ser requisitadas através do Centro de Recursos da Educação Especial da DGIDC.

Esta colecção tem o apoio do Ministério da Educação – (DGIDC), e da Câmara Municipal de Cascais, e faz parte da lista recomendada pelo Plano Nacional de Leitura.

Saiba mais aqui.

Actualizado em Domingo, 29 Novembro 2009 09:34
 
Possibilidades gratuitas para baixa visão PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Jaime Ribeiro   
Quarta, 21 Outubro 2009 14:46

As pessoas com baixa visão podem ter ganhos elevados na sua vida com o uso das TIC. O uso de algumas opções nativas dos sistemas operativos e o recurso a Tecnologias de Apoio como periféricos adaptados ou software específico, podem contribuir para uma elevada funcionalidade de pessoas com baixa visão ou, mesmo invisuais. As TIC revelam-se como uma ferramenta pedagógica e instrumento de derrube de barreiras, possibilitando o acesso a actividades, que de outra forma,  seriam inacessíveis a pessoas com problemas visuais.

Porém, as Tecnologias de Apoio que muito podem fazer para compensar funções e auxiliar no acesso e participação das pessoas com deficiência, são na grande maioria dos casos muito dispendiosas, sendo quase sempre necessário o recurso a subsídios. Contudo, podem ser providenciadas soluções transitórias ou até definitivas de baixo custo e, mesmo gratuitas. As opções de acessibilidade dos sistemas operativos e das aplicações de produtividade mais comuns possibilitam a ampliação de caracteres e ícones, bem como, a manipulação de contrastes podem ser já uma grande ajuda para pessoas com problemas de visão. Mas, poderão não ser suficientes.

Existem na Internet algumas aplicações gratuitas que podem ser opção. Neste âmbito, o sembarreiras.org, disponibiliza o DesktopZoom, uma software de ampliação de ecrâ (lupa) gratuito. Permite vários níveis de ampliação consoante as necessidades e amplia todo o ambiente e área de trabalho. É um executáve, pelol que não necessita de ser instalado, podendo funcionar dentro de uma pasta no computador. É totalmente compatível com o Windows XP mas, para a utilização com o Windows Vista é necessário desactivar o aspecto visual AERO só para este programa. Este procedimento não afectará os restantes programas e, assim que desligar o DesktopZoom tudo voltará ao normal.

Este processo que se encontra ilustrado abaixo é rápido e de fácil execução:

1º Descompacte este ficheiro (download) para uma pasta no seu ambiente de trabalho;
2º Com o botão direito do rato clique sobre DesktopZoom.exe e seleccione "Propriedades";
3º No separador "Compatibilidade" coloque um visto sobre "Desactivar composição do ambiente de trabalho";
4º Clique "OK" e já está!!

Simples não é!!! Esperamos que seja útil.

Se precisar de ajuda consulte a imagem seguinte.

 

Print screen da desactivação do aspecto AERO

 

Actualizado em Segunda, 07 Dezembro 2009 12:08
 
A face científica do sembarreiras.org PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Administrator   
Sábado, 10 Outubro 2009 10:25

Caro(a)s VisitantesLogo TIC@NEE

O sembarreiras.org é a face visível no campo das Necessidades Educativas Especiais do Laboratório de Conteúdos Digitais (LCD) da Universidade de Aveiro. O LCD realiza investigações em várias áreas que visam a comunhão das Tecnologias com a Educação, prestando o serviço de informar e formar todos que utilizam as TIC como instrumento pedagógico, de acesso e participação.

Neste âmbito, para os que procuram complementar o seu interesse pela utilização das TIC na Educação de Alunos com Necessidades Educativas Especiais, o sembarreiras.org disponibiliza a partir de hoje, 10 de Outubro de 2009, um espaço na secção de recursos destinado à consulta e download de artigos, principalmente de produção nacional, pela sua adequação contextual. Consulte aqui.

O sembarreiras.org é "alimentado" pela rede social  do LCD que integra professores, investigadores e outros profissionais a nível internacional.

Colabore com sembarreiras.org integrando grupoTIC@NEE da rede social ou enviando notícias, novidades, artigos, comentários... para o seguinte endereço

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Actualizado em Segunda, 12 Outubro 2009 10:38
 
Sabia que!!! PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Administrator   
Terça, 06 Outubro 2009 10:29

A secção de recursos do sembarreiras.org é um repositório de documentos e software que podem ser pesquisados e facilmente descarregados!!!

Foram adicionados recentemente um pack de ampliadores de ecrã gratuitos para windows e uma aplicação, igualmente gratuita, útil para o trabalho com alunos com problemas de competências sociais, como por exemplo, jovens com a síndrome de Asperger!! Experimente o Bubble Dialogue.

Consulte aqui o nosso repositório de recursos!

Actualizado em Terça, 06 Outubro 2009 10:43
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Página 10 de 11