Zur Navigation | Zum Inhalt
FVCML0208 10
Destaques


História Interactiva - João e o Arco-Íris PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Jaime Ribeiro   
Segunda, 08 Novembro 2010 14:40
Capa João e o Arco-Íris
 
O João e o Arco-Íris trata-se de uma obra multiformato que se torna acessível e atractiva para alunos com NEE. Nela estão inclusos três formatos interactivos que conciliam informação multimédia. A história do João pode ser lida através de texto, de imagens e sobretudo pode ser ouvida!
 
Aconselhamos este recurso que se encontra em formato iso (tem de ser descarregado e gravado em CD ou então através de um emulador de drives).
 
Este recurso é disponibilizado pela DGIDC e pode também ser consultado a partir do Portal das Escolas.
 
Pode ser descarregado a partir daqui.
Actualizado em Segunda, 08 Novembro 2010 14:57
 
sembarreiras ao serviço das NEE PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Jaime Ribeiro   
Quinta, 14 Outubro 2010 14:15

Logotipo do site sembarreiras

O Sem Barreiras acredita na escola inclusiva, que reconhece ao aluno com necessidades educativas especiais o direito de frequentar o ensino regular, possibilitando-lhe o acesso ao currículo comum, através de um conjunto de apoios apropriados às suas características e necessidades. Este portal emergiu da necessidade de percepcionar os modos como as TIC estão a ser ou podem ser utilizadas para apoiar alunos com necessidades educativas diversas. Pretende assim ser “um ponto de agregação de informação e encaminhamento para ‘locais’ com maior conhecimento específico” em torno do tema Multimédia e Acessibilidade.

Actualizado em Quinta, 14 Outubro 2010 14:21
 
Curso Tecnologias de Apoio para Necessidades Educativas Especiais - Cnotinfor PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Jaime Ribeiro   
Sábado, 24 Julho 2010 10:45

A Cnotinfor é uma empresa que comercializa Tecnologias de Apoio e Software específico para Necessidades Educativas Especiais. Dinamiza várias formações onde são abordados os seus produtos e a forma como podem ser utilizados.

O Centro de Formação CNOTI, em parceria com a Universidade de Évora, irá promover o Curso Tecnologias de Apoio para Necessidades Educativas Especiais, nos dias 9 e 10 de Setembro de 2010, entre 9h e as 18h, no Colégio do Espírito Santo - Edifício Nobre da Universidade de Évora.

Trata-se de um curso de formação pensado para todos os intervenientes na área da Educação Especial desde educadores, professores, psicólogos, animadores, terapeutas e outros profissionais nesta área, que sintam necessidade de analisar, acompanhar e aconselhar tecnologias de apoio e ajudas técnicas para pessoas com Necessidades Educativas Especiais.

O curso de Tecnologias de Apoio para Necessidades Educativas Especiais, tem como objectivos:
  • Conhecer e utilizar ajudas técnicas disponíveis no mercado – software, hardware e periféricos de acessibilidade
  • Avaliar necessidades de acessibilidade
  • Conhecer e utilizar tecnologias de apoio à comunicação e aprendizagem no âmbito das necessidades educativas especiais
  • Conhecer e utilizar sistemas de comunicação aumentativa e alternativa
  • Adequar a cada indivíduo as ajudas técnicas que potenciem as suas capacidades de comunicação e aprendizagem
  • Configurar periféricos de acessibilidade e software inclusivo
Este curso aborda temáticas como a comunicação aumentativa e alternativa, as tecnologias de apoio à comunicação, o direito à inclusão e permite ainda, a quem participar no mesmo, a utilização de software inclusivo - Comunicar com Símbolos, inVento 2, Aventuras 2, e Periféricos de Acessibilidade.

O curso Tecnologias de Apoio para Necessidades Educativas Especiais tem uma carga horária de 16 horas e uma propina de inscrição de 50,00€ (cinquenta euros), para pagamentos efectuados até dia 23 de Agosto, e 75,00€ (setenta e cinco euros), para pagamentos efectuados até 6 de Setembro.

As inscrições estão limitadas a um máximo de 20 formandos, e processam-se através do preenchimento de um formulário de inscrição e subsequente pagamento da propina de inscrição.

Nota importante: os formandos deverão ter computador para frequentar o curso.

Acreditamos que esta actividade formativa se constituirá como uma mais-valia no contexto profissional dos técnicos de Educação Especial.

As inscrições podem ser realizadas aqui.

Consulte a Cnotinfor para mais informações: Tel. (+351) 239 499 230 ou Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
Actualizado em Sábado, 24 Julho 2010 11:00
 
Steadymouse: Uma solução para redução do tremor e da incoordenação motora na utilização do rato PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Jaime Ribeiro   
Sexta, 09 Julho 2010 10:46

Logo steadymousebanner steadymouse

Existem algumas formas de tornar mais funcional a utilização do rato com recurso a Tecnologias de Apoio específicas ou recorrendo às opções de acessibilidade dos sistemas operativos onde podemos:

- tornar a velocidade do rato e do duplo clique mais lenta;

- tornar o rato mais visível e preciso.

Contudo, quando o orçamento é reduzido e as opções de acessibilidade do rato simplesmente não são suficientes, podemos recorrer a um software livre projecto para reduzir as oscilações involuntárias na utilização do rato. O Steady Mouse concebido por Ben Gottemoller, mostra-se uma aplicação eficaz tendo já sido testado pelo sembarreiras.org junto de alunos com problemas de tremor e incoordenação motora com bastante sucesso.

A utilização do Steady Mouse pode até tornar mais funcional a utilização de ratos adaptados como trackballs e mesmo a utilização de ecrã táctil por pessoas que apresentam problemas de coordenação motora e/ou tremores.

 Aconselhamos a consulta ao site e ao download do software que certamente irá auxiliar alunos que se debatem na utilização do rato.

Actualizado em Sexta, 09 Julho 2010 11:00
 
FREEware e Recursos Livres Necessidades especiais/Deficiência PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Jaime Ribeiro   
Sexta, 25 Junho 2010 11:33

O Site FREEware e Recursos Livres Necessidades especiais/Deficiência constitui um repositório de software livre (e outros recursos) para as necessidades especiais/deficiência, seleccionado por Ida Brandão, funcionária do Ministério da Educação.

Aconselhamos a visita! Aceda a partir daqui.

Nele estão boas opções gratuitas que podem e devem ser rentabilizadas no apoio a Alunos com Necessidades Educativas Especiais. Inclui diferentes categorias de produtos nas quais podemos encontrar:

Picture
Picture
Picture
Picture
Picture
Picture
Picture
Picture
Picture
Picture
Picture
Picture
 
 

 
Actualizado em Sexta, 25 Junho 2010 11:50
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Página 8 de 11