Zur Navigation | Zum Inhalt
FVCML0208 10
Notícias
Comunidade Virtual de Educação Especial PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Jaime Ribeiro   
Quarta, 19 Janeiro 2011 13:09

O sembarreiras.org orgulha-se por contribuir para a investigação nacional na área das TIC e das NEE. Acreditamos que todos podemos contribuir e nunca competir!

Logótipo da CVEE (bola azul e letras amarelas)Deste modo, apresentamos aqui a Comunidade Virtual de Educação Especial  CVEE, da responsabilidade de Manuel Jorge Rodrigues com o apoio da  Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Trata-se de um projecto que procura a cooperação, a partilha e aprendizagem dos Professores de Educação Especial.

Actualizado em Quarta, 19 Janeiro 2011 13:12
Continuar...
 
Dia dos Direitos Humanos: Falar para parar a discriminação PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Jaime Ribeiro   
Sexta, 10 Dezembro 2010 13:19

FONTE:  http://www.inclusaoediversidade.com/

 No dia dos Direitos Humanos, a IDA – International Disability Alliance conclama a ONU, os Governos e Sociedade Civil para que falem para acabar com a discriminação contra os direitos humanos das pessoas com deficiência

O Dia dos Direitos Humanos comemora a aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos em 1948, o primeiro instrumento de direitos humanos a ser adotado internacionalmente. Apesar de sua intenção universal, a Declaração faz apenas uma menção explícita à deficiência no contexto da saúde e proteção social. Esta referência inadequada aos direitos das pessoas com deficiência reflete a noção de que a deficiência é reduzida ao campo da medicina de reabilitação e assistência social.

Não há como negar que, desde 1948, o reconhecimento dos direitos das pessoas com deficiência enquanto direitos humanos têm feito progressos significativos, conforme evidenciado pela adoção do primeiro tratado de direitos humanos internacional sobre os direitos das pessoas com deficiência em 2006, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. A CDPD não é apenas um tratado de não discriminação, ela também prevê direitos substantivos, que incluem tanto os direitos civis e políticos quanto os direitos econômicos, sociais e culturais, para garantir a plena participação e inclusão das pessoas com deficiência em todos os aspectos da vida. Hoje, a CDPD tem 147 signatários e já foi ratificada por 96 Estados. O Comitê da CDPD, composto por peritos independentes, na maior parte das pessoas com deficiência, será ampliado no próximo ano de 12 para 18 membros.

Actualizado em Sexta, 10 Dezembro 2010 13:25
Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Página 5 de 13

Destaques

As tecnologias de apoio actualmente disponíveis são maioritariamente soluções comerciais de custo elevado. Contudo existem soluções freeware de elevada qualidade que podem constituir opções temporárias ou mesmo definitivas, podem portanto ser o suficiente para uma adaptação do contexto de trabalho digital de pessoas que apresentam dificuldades em aceder e interagir activamente com um computador e, consequentemente no caso de alunos, de participar activamente na sua aprendizagem.

Ter conhecimento das soluções existentes implica uma procura constante que frequentemente não é profícua. É necessário estar sempre em cima do acontecimento e dispender tempo que pode não estar disponível. 

Tendo em mente aqueles que procuram ajudar os seus alunos com NEE e que têm dificuldades em encontrar uma solução tecnológica que possa derrubar barreiras no acesso ao computador, o sembarreiras.org compilou um pequeno kit de primeira instância. Nele estão disponíveis algumas soluções para problemas de acesso frequentemente encontrados.