Zur Navigation | Zum Inhalt
FVCML0208 10
Notícias
Nokia cria software para leitura de sms por Cegos PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Administrator   
Segunda, 21 Setembro 2009 09:50

A finlandesa Nokia desenvolveu um novo serviço de SMS em Braille para pessoas com dificuldades visuais. A tecnologia desenvolvida em conjunto com a Tampere University e a Finnish Federation of Visually Impaired(Associação Finlandesa de Invisuais) destina-se aos telemóveis com ecrã táctil da fabricante.

Criado pelos Nokia Labs, o serviço consiste num leitor de SMS que consegue traduzir os textos escritos para Braille.

Dado que não é possível criar um texto em Braille directamente no ecrã do telemóvel, este serviço funciona através de vibrações que indicam ao utilizador qual é o caracter da mensagem.

Uma das diferenças em relação a outros serviços semelhantes, criados para outros dispositivos que lêem a mensagem em voz alta, é o facto de este ser silencioso, o que pode ser útil para manter a privacidade do SMS, caso esta seja inconveniente num determinado local.

Site do fabricante

Fonte: Jornal Sol

 
UTAD facilita vida a candidatos com necessidades especiais PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Administrator   
Sexta, 31 Julho 2009 11:20

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) criou uma série de condições para facilitar a vida aos candidatos ao Ensino Superior que possuam necessidades especiais. Todos os computadores da sala de candidaturas online possuem leitores de ecrã e software de ampliação para pessoas com deficiência visual. Além disso, foram também facultados interfaces de controlo do computador para pessoas tetraplégicas e para pessoas com pouca destreza nos braços e mãos. Por outro lado, para acesso a informação escrita em papel, existe um scanner com sintetizador de fala que converte texto em voz (por exemplo, recomendações e informações úteis sobre a candidatura) e uma telelupa que permite ver o texto de material impresso ampliado num ecrã. A telelupa também é útil para preencher uma candidatura em papel. O primeiro equipamento é útil para cegos e o segundo para pessoas com baixa visão.

Mas há mais. A entrada e a circulação na sala de candidaturas está livre de barreiras para pessoas com mobilidade reduzida. Entretanto, também a Associação Académica tem vários jovens disponíveis para encaminhar todos os seus futuros colegas que o necessitem.

A primeira fase de candidaturas, antes realizadas no Centro de Área Educativa (CAE) de Vila Real, termina no próximo dia 7. Os candidatos podem obter informações no Website (http://home.utad.pt/acesso) especialmente criado para o efeito pela universidade. Além de esclarecimentos respeitantes a cursos, vagas, procedimentos burocráticos, também se encontra disponível, por exemplo, o guia das provas de ingresso 2009.

Fonte: Semanário Transmontano

Por: Margarida Luzio

Notícia original

Actualizado em Sexta, 31 Julho 2009 11:30
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Página 9 de 13

Destaques

As tecnologias de apoio actualmente disponíveis são maioritariamente soluções comerciais de custo elevado. Contudo existem soluções freeware de elevada qualidade que podem constituir opções temporárias ou mesmo definitivas, podem portanto ser o suficiente para uma adaptação do contexto de trabalho digital de pessoas que apresentam dificuldades em aceder e interagir activamente com um computador e, consequentemente no caso de alunos, de participar activamente na sua aprendizagem.

Ter conhecimento das soluções existentes implica uma procura constante que frequentemente não é profícua. É necessário estar sempre em cima do acontecimento e dispender tempo que pode não estar disponível. 

Tendo em mente aqueles que procuram ajudar os seus alunos com NEE e que têm dificuldades em encontrar uma solução tecnológica que possa derrubar barreiras no acesso ao computador, o sembarreiras.org compilou um pequeno kit de primeira instância. Nele estão disponíveis algumas soluções para problemas de acesso frequentemente encontrados.