Zur Navigation | Zum Inhalt
FVCML0208 10
Projecto EN-Abilities - A inclusão pela língua PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Jaime Ribeiro   
Quarta, 24 Outubro 2018 10:30
Logo en-abilities - 3 círculos interligados

O projeto EN-ABILITIES envolve seis universidades europeias com o propósito de desenvolver ferramentas, de educação formal e não-formal, destinadas a incentivar a aprendizagem autónoma de línguas em pessoas com necessidades especiais (NE) (com limitações funcionais e migrantes). Inicialmente foi realizado a nível europeu um levantamento de necessidades de formação e identificação de conteúdos. Sequencialmente será desenvolvido e implementado um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e uma nova metodologia validada (baseada em evidência) e aliçercada em diretrizes práticas para desenvolvedores de tecnologia, bem como diretrizes pedagógicas para professores. O AVA será construído com base num processo de aprendizagem sequencial, possível de ser adaptado a cada aluno e de acordo com as observações do W3C e design universal.

O projeto fornecerá às pessoas com NE uma ferramenta adequada e adaptada para aprender línguas, contribuindo para melhorar e ampliar as suas oportunidades de educação e inclusão. Além disso, prevê-se o desenvolvimento de competências linguísticas e a capacidade de comunicar a nível europeu e, consequentemente, a sua empregabilidade, participação cívica, mobilidade e inclusão social. Por outro lado, o projeto pretende fornecer diretrizes práticas para profissionais com o objetivo principal de os capacitar com os conhecimentos necessários para criar e / ou adaptar recursos para aprendizagem de línguas. Almeja-se melhorar e ampliar as competências profissionais dos professores de línguas / formadores e profissionais que trabalham em contextos educacionais para adaptar o ensino de idiomas para alunos com necessidades especiais. Adicionalmente, procura-se reduzir a carga da educação formal e não formal na formação linguística: do ponto de vista do indivíduo e das suas famílias, uma vez que o processo de aprendizagem sequencial proposto incentiva a aprendizagem de línguas autonomamente; e, do ponto de vista dos profissionais, pelas novas competências adquiridas. Embora o projeto esteja focado na aprendizagem da língua inglesa, os resultados poderão ser replicados noutras áreas de aprendizagem e educação de línguas.
 
Saiba mais sobre o projeto aqui:  http://en-abilities.eu/ 

 
 
Actualizado em Quinta, 25 Outubro 2018 14:12
 

Destaques

A Cnotinfor é uma empresa que comercializa Tecnologias de Apoio e Software específico para Necessidades Educativas Especiais. Dinamiza várias formações onde são abordados os seus produtos e a forma como podem ser utilizados.

O Centro de Formação CNOTI, em parceria com a Universidade de Évora, irá promover o Curso Tecnologias de Apoio para Necessidades Educativas Especiais, nos dias 9 e 10 de Setembro de 2010, entre 9h e as 18h, no Colégio do Espírito Santo - Edifício Nobre da Universidade de Évora.

Trata-se de um curso de formação pensado para todos os intervenientes na área da Educação Especial desde educadores, professores, psicólogos, animadores, terapeutas e outros profissionais nesta área, que sintam necessidade de analisar, acompanhar e aconselhar tecnologias de apoio e ajudas técnicas para pessoas com Necessidades Educativas Especiais.

O curso de Tecnologias de Apoio para Necessidades Educativas Especiais, tem como objectivos:
  • Conhecer e utilizar ajudas técnicas disponíveis no mercado – software, hardware e periféricos de acessibilidade
  • Avaliar necessidades de acessibilidade
  • Conhecer e utilizar tecnologias de apoio à comunicação e aprendizagem no âmbito das necessidades educativas especiais
  • Conhecer e utilizar sistemas de comunicação aumentativa e alternativa
  • Adequar a cada indivíduo as ajudas técnicas que potenciem as suas capacidades de comunicação e aprendizagem
  • Configurar periféricos de acessibilidade e software inclusivo
Este curso aborda temáticas como a comunicação aumentativa e alternativa, as tecnologias de apoio à comunicação, o direito à inclusão e permite ainda, a quem participar no mesmo, a utilização de software inclusivo - Comunicar com Símbolos, inVento 2, Aventuras 2, e Periféricos de Acessibilidade.

O curso Tecnologias de Apoio para Necessidades Educativas Especiais tem uma carga horária de 16 horas e uma propina de inscrição de 50,00€ (cinquenta euros), para pagamentos efectuados até dia 23 de Agosto, e 75,00€ (setenta e cinco euros), para pagamentos efectuados até 6 de Setembro.

As inscrições estão limitadas a um máximo de 20 formandos, e processam-se através do preenchimento de um formulário de inscrição e subsequente pagamento da propina de inscrição.

Nota importante: os formandos deverão ter computador para frequentar o curso.

Acreditamos que esta actividade formativa se constituirá como uma mais-valia no contexto profissional dos técnicos de Educação Especial.

As inscrições podem ser realizadas aqui.

Consulte a Cnotinfor para mais informações: Tel. (+351) 239 499 230 ou oficinas@cnotinfor.pt