Zur Navigation | Zum Inhalt
FVCML0208 10
O Book Builder e o Universal Design for Learning PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Jaime Ribeiro   
Segunda, 19 Novembro 2012 10:43
Banner CAST UDL Book Builder
 
O CAST UDL BOOK BUILDER é uma plataforma/ferramenta de autoria para criar, partilhar, publicar e ler livros digitais que envolvem e apoiam aprendentes diversificados de acordo com suas necessidades individuais, interesses e competências. Projectada a partir do conceito de Universal Design for Learning ou Desenho Universal para a Aprendizagem.
 
Projetada a partir do conceito de Universal Design for Learning ou Desenho Universal para a Aprendizagem que procura dar resposta à variedade de alunos que existem nas escolas.
 
O Book Builder está disponível em português europeu, produto do trabalho do Laboratório de Conteúdos Digitais da Universidade de Aveiro.
 
•Multimédia (texto, imagem, vídeo e som)
•Clique para avançar e navegação por teclado
•Utilização de até 3 assistentes/ajudantes por página
•Elevada usabilidade e acessibilidade
•Glossário
•Área de resposta do aluno
•Barra TextHelp
    – Leitura em português europeu de zonas assinaladas ou de todo o texto
 
 
Actualizado em Segunda, 19 Novembro 2012 10:58
 

Destaques

Existem algumas formas de tornar mais funcional a utilização do rato com recurso a Tecnologias de Apoio específicas ou recorrendo às opções de acessibilidade dos sistemas operativos onde podemos:

- tornar a velocidade do rato e do duplo clique mais lenta;

- tornar o rato mais visível e preciso.

Contudo, quando o orçamento é reduzido e as opções de acessibilidade do rato simplesmente não são suficientes, podemos recorrer a um software livre projecto para reduzir as oscilações involuntárias na utilização do rato. O Steady Mouse concebido por Ben Gottemoller, mostra-se uma aplicação eficaz tendo já sido testado pelo sembarreiras.org junto de alunos com problemas de tremor e incoordenação motora com bastante sucesso.

A utilização do Steady Mouse pode até tornar mais funcional a utilização de ratos adaptados como trackballs e mesmo a utilização de ecrã táctil por pessoas que apresentam problemas de coordenação motora e/ou tremores.

 Aconselhamos a consulta ao site e ao download do software que certamente irá auxiliar alunos que se debatem na utilização do rato.