Zur Navigation | Zum Inhalt
FVCML0208 10
O Book Builder e o Universal Design for Learning PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Jaime Ribeiro   
Segunda, 19 Novembro 2012 10:43
Banner CAST UDL Book Builder
 
O CAST UDL BOOK BUILDER é uma plataforma/ferramenta de autoria para criar, partilhar, publicar e ler livros digitais que envolvem e apoiam aprendentes diversificados de acordo com suas necessidades individuais, interesses e competências. Projectada a partir do conceito de Universal Design for Learning ou Desenho Universal para a Aprendizagem.
 
Projetada a partir do conceito de Universal Design for Learning ou Desenho Universal para a Aprendizagem que procura dar resposta à variedade de alunos que existem nas escolas.
 
O Book Builder está disponível em português europeu, produto do trabalho do Laboratório de Conteúdos Digitais da Universidade de Aveiro.
 
•Multimédia (texto, imagem, vídeo e som)
•Clique para avançar e navegação por teclado
•Utilização de até 3 assistentes/ajudantes por página
•Elevada usabilidade e acessibilidade
•Glossário
•Área de resposta do aluno
•Barra TextHelp
    – Leitura em português europeu de zonas assinaladas ou de todo o texto
 
 
Actualizado em Segunda, 19 Novembro 2012 10:58
 

Destaques

Quando se pretende dar apoio a alunos com problemas de aprendizagem nem sempre se encontram recursos gratuitos específicos para Necessidades Educativas Especiais. Porém não se pode desistir e cair no conformismo, convém sim procurar ou/e produzir recursos que podem ser adaptados ao nosso propósito.

Disponibilizamos uma solução de recurso que, com as devidas adaptações pode ser uma mais-valia para alunos com NEE.

Os softwares (freeware) que aqui apresentamos denominam-se Sebran (4 aos 9 anos) e Mini-Sebran (2 aos 6 anos) que quando associados a um teclado de maiores dimensões para crianças, ecrã tátil ou mesmo um quadro interativo permitem um trabalho dinâmico de competências de leitura, escrita, matemática bem como identificação de cores, entre outras. Até competências motoras, consoante a postura adotada e tipo de ecrã podem ser trabalhadas (exemplo: controlo motor num ecrã tátil e amplitudes de movimento num quadro interativo)!