Zur Navigation | Zum Inhalt
FVCML0208 10
Jogos Educativos Gratuitos PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Paula Cristina Silva   
Domingo, 13 Maio 2012 10:32

Quando se pretende dar apoio a alunos com problemas de aprendizagem nem sempre se encontram recursos gratuitos específicos para as Necessidades Educativas Especiais.

A Internet oferece recursos gratuitos que podem ser adaptados ao nosso propósito, totalmente gratuitos e passíveis de serem utilizados para trabalhar as mais diversas competências.
Os jogos educativos que se seguem  permitem  trabalhar competências cognitivas (raciocínio/resolução de problemas, memória e atenção), bem como motoras, consoante a postura adotada e o tipo de ecrã  (por exemplo: controlo motor num ecrã tátil e amplitudes de movimento num quadro interativo)!

 

Parque de Estacionamento (YELLOW OUT)

O que pode ser trabalhado:  raciocínio/resolução de problemas, a memória e a capacidade de atenção/concentração.
Breve descrição: Com 60 níveis de dificuldade crescente, este jogo consiste em movimentar os veículos estacionados para, com o menor número de jogadas possível, retirar o carro amarelo do estacionamento. A visualização do quadro de níveis e da pontuação são um reforço positivo que encorajam o jogador a superar-se a si próprio. Pode escolher o nível que pretende se quiser retomar o jogo ou jogar um nível mais avançado e pode registar e consultar as suas melhores pontuações. 
 
Língua: Inglês
Acessibilidade: rato
Fonte: Yellow out, da Solutions, Valet Parking Inc
Disponível em: http://www.asolutionforyou.com/Parking%20Game/scoregame/Game.htm
 
  

DEPÓSITO DE CAIXAS

O que pode ser trabalhado:  raciocínio/resolução de problemas, a memória e a capacidade de atenção/concentração. 

Breve descrição: Este jogo on line está presente no Sítio dos Miúdos.pt  Em português, este jogo apresenta as instruções e as pontuações máximas que pode consultar. O jogo consiste em usar as teclas do teclado para empurrar as caixas para os quadrados assinalados, estabelecendo 20 segundos para a jogada inicial, tempo que vai aumentando à medida que os níveis vão sendo atingidos. Ao longo de cada jogada, podemos utilizar a funcionalidade "repor" para corrigir possíveis jogadas erradas, o que significa que podemos ter várias hipóteses em cada jogada. Por fim, é de referir a opção "som" e "música" que podemos regular a nosso gosto ou simplesmente eliminar.
 
Língua: Português
Acessibilidade: teclado (teclas de direção)
Fonte: Sítio dos Miúdos: Planeta Click, da Porto Editora
Disponível em: http://www.sitiodosmiudos.pt/810/planetaclick2.asp?modulo=deposito.xml
 
 

Gamedesign.jp - jogos em Flash

Este sítio apresenta 50 jogos em flash, de vários tipos, dirigidos às crianças. Com uma apresentação simples, comparado a outros do género, este sítio pode ser acedido em 3 línguas: Japonês, Inglês e Chinês. Depois de selecionar uma, não precisa de se registar, nem de nenhuma instalação para jogar. Cada jogo vem acompanhado de uma breve descrição, estando agrupados por categorias: desportos, corridas, estratégia, puzzle, etc.
  
 

SHOT 

O que pode ser trabalhado: raciocínio/resolução de problemas, a memória e a capacidade de atenção/concentração. 
 
Breve descrição: Este jogo consiste em mover e arrastar cada bola, de modo a que embatam noutras e caiam do tabuleiro. Rapidamente percebemos que elas não se movem na diagonal e, assim, temos que prever o seu movimento antes da jogada. Apresenta reforço positivo a cada jogada correta e a funcionalidade "undo" elimina jogadas erradas e permite várias tentativas numa só jogada. Apresenta limite de tempo. 
 
Língua: Inglês
Acessibilidade: rato
Fonte: Gamedesign.jp
 
 
 

 PEG SOLITAIRE 

 O que pode ser trabalhado: raciocínio/resolução de problemas, a memória e a capacidade de atenção/concentração. 
 
Breve descrição: Este jogo consiste em fazer saltar umas bolas por cima das outras, de modo a que a última caia no círculo preto. Apresenta reforço positivo a cada jogada correta e a funcionalidade "undo" elimina jogadas erradas e permite várias tentativas numa só jogada. Apresenta limite de tempo. Iniciamos com 60 segundos na 1ª jogada e vamos recebendo um bónus a cada nível que passamos.
 
Língua: Inglês
Acessibilidade: rato
Fonte: Gamedesign.jp
 
 
 

BLUE BOX 2

O que pode ser trabalhado: raciocínio/resolução de problemas, a memória e a capacidade de atenção/concentração. 
 
Breve descrição: Divido em 30 níveis de dificuldade, este divertido jogo consiste em juntar as caixas azuis, eliminando com um toque do rato todos os objetos que apareçam no meio.O jogador não pode deixar cair no chão a caixa azul do topo, caixa que apresenta sempre uma cara alegre ou triste, de acordo com a correção da jogada. Apresenta, também, feedback auditivo a cada jogada correta mas também uma indicação auditiva quando se erra, havendo a possibilidade de ser eliminada, assim como a música de fundo se comprometer a concentração. A funcionalidade "restart" elimina jogadas erradas e permite várias tentativas numa só jogada. Pode escolher o nível que pretende se quiser retomar jogos anteriores e pode registar e consultar as suas melhores pontuações. 
 
Língua: Inglês
Acessibilidade: rato
Fonte: My PlayYard Games
Disponível em: My PlayYard Games ou  Sítio dos Miúdos
Actualizado em Quinta, 17 Maio 2012 23:44
 

Destaques

Muito se tem falado sobre o potencial da utilização dos Recursos Educativos Digitais (RED) na educação. Porém, a nível nacional, pouca atenção tem sido dada à utilização dos RED com as populações especiais, com alunos que não seguem os padrões considerados normais de aprendizagem.

"Os RED podem envolver, atrair, inspirar e entusiasmar aprendentes de todas as idades, capacidades e necessidades. Podem ser utilizados para estimular e canalizar a criatividade do aluno à medida que vão sendo adaptados às suas necessidades e vão sendo desenvolvidos materiais mais estimulantes que permitem personalizar a aprendizagem. Apresentam-se de diferenciadas formas, desde uma simples imagem digital que complementa um conteúdo, a ambientes virtuais onde a flexibilidade da simulação torna a experimentação mais segura. Em educação, um recurso digital é qualquer elemento que pode ser armazenado num formato digital, adoptado e adaptado para ser utilizado na aprendizagem." (in Cadernos Sacausef VI)

Felizmente e em boa hora a Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), estrutura do Ministério da Educação e da Ciência decidiu investir nesta área. Desta forma, lançaram no âmbito do seu Projeto Sacusef, na 6ª edição, uma publicação dedicada aos RED para alunos com Necessidades Educativas Especiais. Os Cadernos Saucausef VI foram organizados e estruturados por António Moreira e Margarida Almeida da Universidade de Aveiro e conta com capítulos escritos por referências nacionais. Autores que além de investigarem, fazem da utilização das tecnologias com as NEE o seu dia a dia.

Com elevada qualidade, aconselha-se a leitura deste caderno, que nos parece ser uma referência a não perder para (in)formação.