Zur Navigation | Zum Inhalt
FVCML0208 10
Tecnologias facilitam a vida de pessoas com deficiência PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Jaime Ribeiro   
Terça, 28 Fevereiro 2012 12:50
Apresentamos mais um vídeo do Programa da SIC "Futuro Hoje" que ilustra bem as vantagens da utilização de tecnologias para facilitar o acesso e participação das pessoas com deficiência na sua vida quotidiana, onde se inclui a educação. São várias as vantagens para os alunos com NEE quando se passa do papel ao digital.
Actualizado em Terça, 28 Fevereiro 2012 12:59
 

Destaques

Os pictogramas ou símbolos de comunicação são vastamente utilizados para o trabalho com jovens com problemas de comunicação e necessitam de recorrer a Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação (SAAC). Pessoas com paralisia cerebral e autismo sem competência leitora são populações que usualmente integram símbolos de comunicação nos seus SAAC.

Existe uma primazia de software pago, contudo existem também alternativas gratuitas viáveis. 

Devemos relembrar que um sistema de comunicação não se caracteriza unicamente pelos símbolos que são utilizados e, certamente, que não nos devemos limitar aos comercialmente mais conhecidos. O importante é que os símbolos sejam funcionais e percetíveis para o seu utilizador e que o outro interveniente receba um feedback auditivo e/ou visual igualmente percetível.