Zur Navigation | Zum Inhalt
FVCML0208 10
Teclado Virtual gratuito com predição de palavras PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Jaime Ribeiro   
Quarta, 18 Janeiro 2012 12:44

 

visualização do teclado

 

Apresentamos aqui mais uma tecnologia de apoio de gratuita que pode ser uma solução eficaz para utilizadores que não conseguem utilizar um teclado convencional.

 Este teclado permite a escrita de textos mediante qualquer dispositivo capaz de controlar o cursor no ecrã (rato, joystick, touchpad, touchscreen).

Um teclado virtual que prevê a seguinte palavra, aprende com o utilizador e é capaz de poupar até 40% dos cliques necessários para escrever um texto.

Utilização do Virtual KeyboardDe uso intuitivo, não requer formação prévia. O teclado virtual funciona como uma aplicação em ecrã otimizada para ser utilizada por pessoas com deficiência motora.

Oferece 5 dicionários que incorporam as palavras mais comuns em 4 idiomas, Castelhano, English, Francês e Italiano. Mediante mecanismos de aprendizagem automática, o sistema aprende novas palavras e é capaz de se adaptar ao estilo de escritura do utilizador otimizando a previsão de palavras a utilizar em diferentes contextos: redação de correios electrónicos, escrita técnica, literária, etc

Saiba mais consultando o site de origem (clique aqui)

Pode descarregar o software neste link!

Actualizado em Quarta, 18 Janeiro 2012 12:45
 

Destaques

No âmbito do trabalho de investigação do Laboratório de Conteúdos Digitais, do Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, foram lançados a nível nacional, na passada segunda-feira dia 20 de Julho de 2009, dois questionários para levantamento de necessidades de formação em TIC em NEE. Pretende-se aferir as necessidades de formação dos Docentes de Educação Especial (DEE), de Apoio Educativo (DAE) e dos Coordenadores TIC/PTE (Plano Tecnológico da Educação) na utilização das TIC na Educação de Alunos do Ensino Básico com NEE. Um primeiro questionário procura identificar as carências de formação em TIC para os DEE e DAE e, o segundo, a formação em NEE essencial para Coordenadores TIC/PTE que se podem deparar com a possibilidade de prestar apoio técnico e pedagógico a alunos que dependem da utilização das TIC para a sua educação.

Os referidos questionários estão disponíveis em formato electrónico nos endereços:

- Para DEE e DAE – http://wsl2.cemed.ua.pt/jaime/dae.asp

- Para Coord. TIC/PTE - http://wsl2.cemed.ua.pt/jaime/coo.asp