Zur Navigation | Zum Inhalt
FVCML0208 10
Sebran e teclado para crianças - uma hipótese para aprendizagens iniciais de alunos com NEE PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Administrator   
Terça, 04 Outubro 2011 15:31

Quando se pretende dar apoio a alunos com problemas de aprendizagem nem sempre se encontram recursos gratuitos específicos para Necessidades Educativas Especiais. Porém não se pode desistir e cair no conformismo, convém sim procurar ou/e produzir recursos que podem ser adaptados ao nosso propósito.

Disponibilizamos uma solução de recurso que, com as devidas adaptações pode ser uma mais-valia para alunos com NEE.

Os softwares (freeware) que aqui apresentamos denominam-se Sebran (4 aos 9 anos) e Mini-Sebran (2 aos 6 anos) que quando associados a um teclado de maiores dimensões para crianças, ecrã tátil ou mesmo um quadro interativo permitem um trabalho dinâmico de competências de leitura, escrita, matemática bem como identificação de cores, entre outras. Até competências motoras, consoante a postura adotada e tipo de ecrã podem ser trabalhadas (exemplo: controlo motor num ecrã tátil e amplitudes de movimento num quadro interativo)!

Ecrã inicial sebran Ecrã inicial mini-sebran

No ABC do Sebran, pode encontrar figuras coloridas, música agradável e jogos educativos de leitura e escrita.

Existem doze tipos de exercícios diferentes, dos quais os seis mais simples oferecem quatro alternativas possíveis para resposta. Se for escolhida a resposta correta, surgirá um sorriso; se for selecionada a errada, um rosto franzido negará a resposta, possibilitando uma nova tentativa. Há também um jogo matemático que introduz os números de 1 a 9. Estes são usados nos exercícios Somar, Subtrair e Multiplicar, cada um com dois níveis de dificuldade. Em Aponte a figura, uma das quatro figuras corresponde à palavra exibida; Primeira letra oferece quatro letras possíveis para que se complete uma palavra. Possui exercícios de Memória, Memória de Palavra ou Forca. Por último, os jogos Chuva ABC, Chuva de Letras e Chuva 1+2 auxiliam na prática da digitação, utilizando o teclado.

As crianças podem jogar Forca, Memória e Gotas de Chuva ou aprender matemática, praticando a adição, a subtração e a multiplicação. Este programa é apresenta-se como um ótimo recurso para o ensino inicial de qualquer aluno.

O software tem síntese de voz nas atividades em português europeu. 

Pode descarregar o ABC do Sebran a partir daqui.

Obtenha mais informações sobre o Sebran neste endereço:http://www.wartoft.nu/software/sebran/portuguese.aspx

O Minisebran é um conjunto gratuito de jogos educativos para crianças entre os 2 e os 6 anos. É constituído por oito exercícios diferentes, incluindo exercícios de garatuja e jogos muito simples para conhecer os números e as letras e aprender a usar o teclado.

É necessário que o Microsoft.NET Framework esteja instalado no seu computador. Se estiver a usar o Windows XP ou Vista, provavelmente já está instalado.

Caso não o tenha pode fazê-lo a partir do seguinte link. Microsoft .NET Framework

Pode descarregar o Mini-Sebran a partir daqui. 

Saiba mais sobre o Mini-sebran neste endereço: http://www.wartoft.nu/software/minisebran/portuguese.aspx

A prática demonstrou-nos resultados positivos com a associação de um teclado aumentado com teclas coloridas.

O Lifetech KIds é um Teclado de Aprendizagem para Crianças que pode ser facilmente adquirido e a baixo custo em qualquer hipermercado ou loja de informática.Tem um um design apelativo e inovador. Especificamente desenhado a pensar nas necessidades das crianças, este teclado está dividido por cores, para uma melhor distinção das letras, números e símbolos. As vogais estão dispostas a roxo, as consoantes a verde, os números a cor-de-laranja, os símbolos a vermelho e as teclas de uso geral a azul. A divisão por cores facilita o uso e a aprendizagem e permite à criança distinguir facilmente entre cada grupo, bem como identificar rapidamente as diferentes tarefas que pode realizar com cada tecla.

O teclado dispõe de todas as teclas que uma criança necessita para um uso normal, com um tamanho maior do que o habitual, cómodas e facilmente visíveis, com letras grandes e de rápida identificação.

Não necessita de instalação (plug n play).

Pormenor Cursor LifetchKids Pormenor teclas coloridas

  • Teclas de maiores dimensões  com cores diferentes para melhor distinção de letras, números e símbolos para uma melhor aprendizagem e facilidade de uso.
  • Teclas resistentes e de resposta rápida aos dedos das criança.
  • Ajuda as crianças a rapidamente aprenderem as vogais, consoantes e números.
  • Ligação USB
  • Dimensões: 458 mm (L)166 mm (W) 35 mm (H)
 
Associado a opções de acessibilidade como a redução de velocidade e repetição, ou mesmo a ativação de teclas lentas ou teclas presas (no windows), afigura-se como Tecnologia de Apoio de custo reduzido para crianças com problemas motores.
Actualizado em Terça, 04 Outubro 2011 18:31