Zur Navigation | Zum Inhalt
FVCML0208 10
Acessibilidade - o que devíamos saber PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Jaime Ribeiro   
Domingo, 11 Setembro 2011 18:17

Os alunos do 2º ano do curso de Reabilitação Psicomotora da Universidade Fernando Pessoa – Unidade de Ponte de Lima, realizaram no decorrer do seu ano académico um trabalho destinado a informar e alertar qualquer cidadão sobre as normas de acessibilidade a ter em consideração de modo a que os direitos de todos os cidadãos possam ser assegurados.

Aconselhamos a consulta deste trabalho (que consideramos um bom recurso) para que possam contribuir efetivamente para concretização da acessibilidade em Portugal.

As informações disponibilizadas foram retiradas do GUIAAcessibilidade e Mobilidade para Todos - INR.

O trabalho realizado é da exclusiva responsabilidade dos seus autores.

Actualizado em Domingo, 11 Setembro 2011 18:26
 

Destaques

As pessoas com baixa visão podem ter ganhos elevados na sua vida com o uso das TIC. O uso de algumas opções nativas dos sistemas operativos e o recurso a Tecnologias de Apoio como periféricos adaptados ou software específico, podem contribuir para uma elevada funcionalidade de pessoas com baixa visão ou, mesmo invisuais. As TIC revelam-se como uma ferramenta pedagógica e instrumento de derrube de barreiras, possibilitando o acesso a actividades, que de outra forma,  seriam inacessíveis a pessoas com problemas visuais.

Porém, as Tecnologias de Apoio que muito podem fazer para compensar funções e auxiliar no acesso e participação das pessoas com deficiência, são na grande maioria dos casos muito dispendiosas, sendo quase sempre necessário o recurso a subsídios. Contudo, podem ser providenciadas soluções transitórias ou até definitivas de baixo custo e, mesmo gratuitas. As opções de acessibilidade dos sistemas operativos e das aplicações de produtividade mais comuns possibilitam a ampliação de caracteres e ícones, bem como, a manipulação de contrastes podem ser já uma grande ajuda para pessoas com problemas de visão. Mas, poderão não ser suficientes.

Existem na Internet algumas aplicações gratuitas que podem ser opção. Neste âmbito, o sembarreiras.org, disponibiliza o DesktopZoom, uma software de ampliação de ecrâ (lupa) gratuito. Permite vários níveis de ampliação consoante as necessidades e amplia todo o ambiente e área de trabalho. É um executáve, pelol que não necessita de ser instalado, podendo funcionar dentro de uma pasta no computador. É totalmente compatível com o Windows XP mas, para a utilização com o Windows Vista é necessário desactivar o aspecto visual AERO só para este programa. Este procedimento não afectará os restantes programas e, assim que desligar o DesktopZoom tudo voltará ao normal.

Este processo que se encontra ilustrado abaixo é rápido e de fácil execução:

1º Descompacte este ficheiro (download) para uma pasta no seu ambiente de trabalho;
2º Com o botão direito do rato clique sobre DesktopZoom.exe e seleccione "Propriedades";
3º No separador "Compatibilidade" coloque um visto sobre "Desactivar composição do ambiente de trabalho";
4º Clique "OK" e já está!!

Simples não é!!! Esperamos que seja útil.

Se precisar de ajuda consulte a imagem seguinte.