Zur Navigation | Zum Inhalt
FVCML0208 10
1º Encontro Nacional Superar Barreiras com TIC: Políticas, Ideias e Práticas PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Jaime Ribeiro   
Sexta, 25 Fevereiro 2011 10:55

Centro de Competência TIC e Laboratório de Conteúdos Digitais (LCD) da Universidade de Aveiro organizam Congresso sobre Necessidades Educativas Especiais (NEE) e TIC.

Logótipo do Superar Barreiras com TIC O Encontro Nacional “Superar Barreiras com TIC: Políticas, Ideias e Práticas”, (http://blogs.ua.pt/encontro_ticnee/) primeiro encontro nacional dedicado exclusivamente à utilização das TIC e das Tecnologias de Apoio na educação de alunos NEE, realizar-se-á na Universidade de Aveiro a 17 e 18 de Junho próximos.

É direccionado a qualquer profissional de educação e está acreditado como Curso de Formação, atribuindo créditos a docentes do Pré-Escolar,  Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.

Este Encontro pretende reunir vários intervenientes e investigadores na educação de alunos com Necessidades Educativas Especiais a fim de apresentarem, debateram e demonstrarem de que forma é possível conseguir que estes alunos aprendam mais e melhor com a utilização de tecnologias através de estratégias pedagógicas inovadoras e acesso facilitado a contextos digitais de aprendizagem.

Quando se trata de alunos com Necessidades Educativas Especiais, as TIC e as Tecnologias de Apoio adquirem maior dimensão ao constituírem-se num instrumento que faz a diferença entre o ser espectador e o ser actor, assumindo-se como ferramentas que permitem superar barreiras e que promovem o acesso e a participação daqueles que, por algum motivo, não acompanham o fluir "normal" da aprendizagem.

Partilhar e difundir boas práticas e, acima de tudo, contribuir para a mudança de atitudes, nomeadamente adoptando posturas pró-activas na exploração destas ferramentas de modo a que sejam superadas barreiras à aprendizagem de todos os alunos, é o grande objectivo do Encontro.

O Encontro é acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.

Solicita-se a divulgação do Encontro, cujo poster está abaixo.

Poster_02_2011.pdf

 

Actualizado em Sexta, 25 Fevereiro 2011 11:08