Zur Navigation | Zum Inhalt
FVCML0208 10
Manual Digital - Qual o seu impacto? PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Jaime Ribeiro   
Sexta, 18 Fevereiro 2011 00:08

No âmbito do Doutoramento em Estudos da Criança – especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação, sob orientação dos Doutores Altina Ramos e António Osório, está a ser desenvolvido um projecto com o objectivo de problematizar o conceito de manual digital, analisando o seu impacto na Escola e perspectivando o seu futuro.

Com este propósito, foi criado pequeno questionário cujo preenchimento solicitamos e desde já agradeçemos. As ideias sobre este assunto e as experiências de outros professores e investigadores com trabalho no domínio do uso educativo das TIC serão muito valiosas para esta investigação.

Assim, gostaríamos de solicitar-vos que colaborassem com esta investigação, preenchendo o questionário disponível em   https://spreadsheets.google.com/viewform?hl=pt_PT&formkey=dFZWdEdwNUlNWmhBcUtXcHd5WFJCVVE6MQ#gid=0 e, se possível, divulgando-o. 

Agradecemos toda colaboração em mais uma inovadora investigação nacional sobre o apoio das TIC a todos os alunos.

 Os manuais digitais constituem um formato alternativo para aqueles alunos que não podem folhear e ler os livros convencionai, bem como constituem mais uma forma atractiva de cativar alunos para a aprendizagem.

Actualizado em Sexta, 18 Fevereiro 2011 00:08
 

Destaques

A realização de actividades educativas ou exercícios em papel com alunos com Necessidades Educativas Especiais afigura-se frequentemente como uma tarefa de difícil implementação quer pela problemática da acessibilidade que surge em alunos com deficiência, quer pela desmotivação pela utilização de um método convencional monótono.

Um modo de promover a participação dos alunos passa pela transposição de actividades e exercícios para formato digital. O recurso às TIC pode permitir uma melhor participação e adesão dos alunos com e sem NEE.