Zur Navigation | Zum Inhalt
FVCML0208 10
Contacto
Morada:
LCD - Universidade de Aveiro - Portugal

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, terá de activar o Javascript para o visualizar.
Telefone: +351 234 372 425
Fax: +351 234 370 219
http://www.sembarreiras.org

Informação: Projecto desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Multimédia e Acessibilidade do Programa Doutoral em Multimédia em Educação da Universidade de Aveiro, dedicado à acessibilidade e às necessidades educativas especiais (NEE). É actualmente administrado pelo Laboratório de Conteúdos Digitais do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro.

 














Destaques

Os pictogramas ou símbolos de comunicação são vastamente utilizados para o trabalho com jovens com problemas de comunicação e necessitam de recorrer a Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação (SAAC). Pessoas com paralisia cerebral e autismo sem competência leitora são populações que usualmente integram símbolos de comunicação nos seus SAAC.

Existe uma primazia de software pago, contudo existem também alternativas gratuitas viáveis. 

Devemos relembrar que um sistema de comunicação não se caracteriza unicamente pelos símbolos que são utilizados e, certamente, que não nos devemos limitar aos comercialmente mais conhecidos. O importante é que os símbolos sejam funcionais e percetíveis para o seu utilizador e que o outro interveniente receba um feedback auditivo e/ou visual igualmente percetível.