Zur Navigation | Zum Inhalt
FVCML0208 10
Contacto
Morada:
LCD - Universidade de Aveiro - Portugal

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, terá de activar o Javascript para o visualizar.
Telefone: +351 234 372 425
Fax: +351 234 370 219
http://www.sembarreiras.org

Informação: Projecto desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Multimédia e Acessibilidade do Programa Doutoral em Multimédia em Educação da Universidade de Aveiro, dedicado à acessibilidade e às necessidades educativas especiais (NEE). É actualmente administrado pelo Laboratório de Conteúdos Digitais do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro.

 














Destaques

As comunidades de prática e aprendizagem estão disseminadas pela Internet e tomam frequentemente a forma de redes sociais, fóruns e outras que têm o intuito de fomentar a partilha de conhecimento, a troca de aprendizagens e o contacto entre pessoas que têm interesses comuns.
Estas redes são um meio privilegiado de comunicação, disponibilizando informações sobre recursos, formação profissional e boas práticas (experiências bem sucedidas).
Frequentemente entre os seus associados e sempre na entidade que as albergam encontram-se profissionais altamente qualificados com anos de experiência profissional.
Aqui podemos encontrar informações sobre novas estratégias, saber opiniões, pedir e obter novos recursos e, simplesmente discutir opiniões e pedir apoios a colegas da área.
 
Deixámos aqui duas redes sociais de elevado interesse que aconselhamos a associação.
 
Grupo TIC@NEE do Laboratório de Conteúdos Digitais - frequentado por profissionais da educação especial, de inclusão e tecnologia, bem como investigadores, outros profissionais de reabilitação e familiares de alunos com problemas na aprendizagem. Neste grupo pode encontrar informações sobre encontros, congressos, seminários e formação, assim como pedir ajuda e descarregar recursos disponibilizados.
 
Grupo UDL em Português do UDL Connect - é um grupo português sediado na instituição de onde emergiu o conceito de Desenho Universal para Aprendizagem. Trata-se de uma perspetiva abrangente que procura a apoiar a diversidade de alunos através do desenvolvimento de adaptações curriculares que visem não só alunos com NEE, mas todos os alunos que podem eventualmente enfrentar problemas de aprendizagem.