Zur Navigation | Zum Inhalt
FVCML0208 10
Contacto
Morada:
LCD - Universidade de Aveiro - Portugal

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, terá de activar o Javascript para o visualizar.
Telefone: +351 234 372 425
Fax: +351 234 370 219
http://www.sembarreiras.org

Informação: Projecto desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Multimédia e Acessibilidade do Programa Doutoral em Multimédia em Educação da Universidade de Aveiro, dedicado à acessibilidade e às necessidades educativas especiais (NEE). É actualmente administrado pelo Laboratório de Conteúdos Digitais do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro.

 














Destaques

Existem algumas formas de tornar mais funcional a utilização do rato com recurso a Tecnologias de Apoio específicas ou recorrendo às opções de acessibilidade dos sistemas operativos onde podemos:

- tornar a velocidade do rato e do duplo clique mais lenta;

- tornar o rato mais visível e preciso.

Contudo, quando o orçamento é reduzido e as opções de acessibilidade do rato simplesmente não são suficientes, podemos recorrer a um software livre projecto para reduzir as oscilações involuntárias na utilização do rato. O Steady Mouse concebido por Ben Gottemoller, mostra-se uma aplicação eficaz tendo já sido testado pelo sembarreiras.org junto de alunos com problemas de tremor e incoordenação motora com bastante sucesso.

A utilização do Steady Mouse pode até tornar mais funcional a utilização de ratos adaptados como trackballs e mesmo a utilização de ecrã táctil por pessoas que apresentam problemas de coordenação motora e/ou tremores.

 Aconselhamos a consulta ao site e ao download do software que certamente irá auxiliar alunos que se debatem na utilização do rato.