Zur Navigation | Zum Inhalt
FVCML0208 10
Bem vindo ao sembarreiras.org!
CIBERMAT - Recurso de matemática acessível por varrimento - GRATUITO PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Gato cibermatO CiberMat é um ambiente virtual baseado na representação de um parque infantil e tem como principal objectivo a introdução de conceitos matemáticos a crianças com necessidades especiais, através de jogos/exercícios com interfaces adaptadas, nomeadamente através do uso de um manípulo (switch).

Com o varrimento a interacção com o utilizador é feita com o botão de seleção do rato, o que pretende ser a simulação de um manípulo. As diferentes opções vão sendo sucessivamente “varridas” por um rectângulo e o utilizador tem que esperar que a solução pretendida esteja seleccionada para a poder activar pressionando o botão de seleção do rato.

 

Continuar...
 
ANDITEC Open Day! 27 de Junho (4ªf) PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Sala AnditecNo próximo dia 27 de Junho (4ª - feira) a Anditec abre as portas da sua sala de exposição ao público.

É possível conhecer o trabalho desenvolvidos nas áreas da acessibilidade física e digital.

Destinado a profissionais da área da saúde, professores e educadores, familiares, alunos e simples curiosos...

Sem necessidade de marcação ou aviso prévio, entrada gratuita.

A equipa da Anditec disponibiliza-se para o esclarecimento de dúvidas aos visitantes.

Recomenda-se a visita pela possibilidade de contactar e conhecer produtos de apoio em diferentes áreas e em particular para a Comunicação Aumentativa e Alternativa e para a Educação Especial.

Continuar...
 
Encontro Matemática e Criatividade também acreditado para Educação Especial. PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Logo matemática e criatividadeA componente formativa do Encontro Matemática e Criatividade no Pré-escolar e 1ºCEB: práticas de referência, que irá decorrer na Universidade de Aveiroestá acreditada para Educação Especial.

Assista às comunicações, participe nos workshops/demonstrações, realize com aproveitamento o relatório do curso de formação e saia do encontro com formação acreditada (0,6 créditos).

Aproveite para aprender mais sobre o ensino da matemática com alunos com Necessidades Educativas Especiais.

Continuar...
 
Jogos Educativos Gratuitos PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Quando se pretende dar apoio a alunos com problemas de aprendizagem nem sempre se encontram recursos gratuitos específicos para as Necessidades Educativas Especiais.

A Internet oferece recursos gratuitos que podem ser adaptados ao nosso propósito, totalmente gratuitos e passíveis de serem utilizados para trabalhar as mais diversas competências.
Os jogos educativos que se seguem  permitem  trabalhar competências cognitivas (raciocínio/resolução de problemas, memória e atenção), bem como motoras, consoante a postura adotada e o tipo de ecrã  (por exemplo: controlo motor num ecrã tátil e amplitudes de movimento num quadro interativo)!

 

Continuar...
 
Workshop Wii - utilização da consola de jogos em crianças com NEE PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Cartaz amarelo e vermelho com logo do CDCO CRTIC-Seixal, em parceria com o Centro de Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva do Hospital Garcia de Orta, Almada, vai dinamizar no dia 8 de Junho, um Workshop com a Formadora Graça Santos, Terapeuta Ocupacional.

Neste workshop irá aprender-se a trabalhar com a Wii (consola de jogos da Nintendo), com crianças com necessidades educativas especiais.

Mais um exemplo como as novas tecnologias podem beneficiar crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais.

As inscrições são feitas diretamente para o Centro de Desenvolvimento da Criança, como consta no programa: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

Consulte o programa clicando aqui.

 

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Página 2 de 21

Destaques

A Cnotinfor é uma empresa que comercializa Tecnologias de Apoio e Software específico para Necessidades Educativas Especiais. Dinamiza várias formações onde são abordados os seus produtos e a forma como podem ser utilizados.

O Centro de Formação CNOTI, em parceria com a Universidade de Évora, irá promover o Curso Tecnologias de Apoio para Necessidades Educativas Especiais, nos dias 9 e 10 de Setembro de 2010, entre 9h e as 18h, no Colégio do Espírito Santo - Edifício Nobre da Universidade de Évora.

Trata-se de um curso de formação pensado para todos os intervenientes na área da Educação Especial desde educadores, professores, psicólogos, animadores, terapeutas e outros profissionais nesta área, que sintam necessidade de analisar, acompanhar e aconselhar tecnologias de apoio e ajudas técnicas para pessoas com Necessidades Educativas Especiais.

O curso de Tecnologias de Apoio para Necessidades Educativas Especiais, tem como objectivos:
  • Conhecer e utilizar ajudas técnicas disponíveis no mercado – software, hardware e periféricos de acessibilidade
  • Avaliar necessidades de acessibilidade
  • Conhecer e utilizar tecnologias de apoio à comunicação e aprendizagem no âmbito das necessidades educativas especiais
  • Conhecer e utilizar sistemas de comunicação aumentativa e alternativa
  • Adequar a cada indivíduo as ajudas técnicas que potenciem as suas capacidades de comunicação e aprendizagem
  • Configurar periféricos de acessibilidade e software inclusivo
Este curso aborda temáticas como a comunicação aumentativa e alternativa, as tecnologias de apoio à comunicação, o direito à inclusão e permite ainda, a quem participar no mesmo, a utilização de software inclusivo - Comunicar com Símbolos, inVento 2, Aventuras 2, e Periféricos de Acessibilidade.

O curso Tecnologias de Apoio para Necessidades Educativas Especiais tem uma carga horária de 16 horas e uma propina de inscrição de 50,00€ (cinquenta euros), para pagamentos efectuados até dia 23 de Agosto, e 75,00€ (setenta e cinco euros), para pagamentos efectuados até 6 de Setembro.

As inscrições estão limitadas a um máximo de 20 formandos, e processam-se através do preenchimento de um formulário de inscrição e subsequente pagamento da propina de inscrição.

Nota importante: os formandos deverão ter computador para frequentar o curso.

Acreditamos que esta actividade formativa se constituirá como uma mais-valia no contexto profissional dos técnicos de Educação Especial.

As inscrições podem ser realizadas aqui.

Consulte a Cnotinfor para mais informações: Tel. (+351) 239 499 230 ou oficinas@cnotinfor.pt

Newsletter