Zur Navigation | Zum Inhalt
FVCML0208 10
Bem vindo ao sembarreiras.org!
CIBERMAT - Recurso de matemática acessível por varrimento - GRATUITO PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Gato cibermatO CiberMat é um ambiente virtual baseado na representação de um parque infantil e tem como principal objectivo a introdução de conceitos matemáticos a crianças com necessidades especiais, através de jogos/exercícios com interfaces adaptadas, nomeadamente através do uso de um manípulo (switch).

Com o varrimento a interacção com o utilizador é feita com o botão de seleção do rato, o que pretende ser a simulação de um manípulo. As diferentes opções vão sendo sucessivamente “varridas” por um rectângulo e o utilizador tem que esperar que a solução pretendida esteja seleccionada para a poder activar pressionando o botão de seleção do rato.

 

Continuar...
 
ANDITEC Open Day! 27 de Junho (4ªf) PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Sala AnditecNo próximo dia 27 de Junho (4ª - feira) a Anditec abre as portas da sua sala de exposição ao público.

É possível conhecer o trabalho desenvolvidos nas áreas da acessibilidade física e digital.

Destinado a profissionais da área da saúde, professores e educadores, familiares, alunos e simples curiosos...

Sem necessidade de marcação ou aviso prévio, entrada gratuita.

A equipa da Anditec disponibiliza-se para o esclarecimento de dúvidas aos visitantes.

Recomenda-se a visita pela possibilidade de contactar e conhecer produtos de apoio em diferentes áreas e em particular para a Comunicação Aumentativa e Alternativa e para a Educação Especial.

Continuar...
 
Encontro Matemática e Criatividade também acreditado para Educação Especial. PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Logo matemática e criatividadeA componente formativa do Encontro Matemática e Criatividade no Pré-escolar e 1ºCEB: práticas de referência, que irá decorrer na Universidade de Aveiroestá acreditada para Educação Especial.

Assista às comunicações, participe nos workshops/demonstrações, realize com aproveitamento o relatório do curso de formação e saia do encontro com formação acreditada (0,6 créditos).

Aproveite para aprender mais sobre o ensino da matemática com alunos com Necessidades Educativas Especiais.

Continuar...
 
Jogos Educativos Gratuitos PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Quando se pretende dar apoio a alunos com problemas de aprendizagem nem sempre se encontram recursos gratuitos específicos para as Necessidades Educativas Especiais.

A Internet oferece recursos gratuitos que podem ser adaptados ao nosso propósito, totalmente gratuitos e passíveis de serem utilizados para trabalhar as mais diversas competências.
Os jogos educativos que se seguem  permitem  trabalhar competências cognitivas (raciocínio/resolução de problemas, memória e atenção), bem como motoras, consoante a postura adotada e o tipo de ecrã  (por exemplo: controlo motor num ecrã tátil e amplitudes de movimento num quadro interativo)!

 

Continuar...
 
Workshop Wii - utilização da consola de jogos em crianças com NEE PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Cartaz amarelo e vermelho com logo do CDCO CRTIC-Seixal, em parceria com o Centro de Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva do Hospital Garcia de Orta, Almada, vai dinamizar no dia 8 de Junho, um Workshop com a Formadora Graça Santos, Terapeuta Ocupacional.

Neste workshop irá aprender-se a trabalhar com a Wii (consola de jogos da Nintendo), com crianças com necessidades educativas especiais.

Mais um exemplo como as novas tecnologias podem beneficiar crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais.

As inscrições são feitas diretamente para o Centro de Desenvolvimento da Criança, como consta no programa: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

Consulte o programa clicando aqui.

 

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Página 2 de 21

Destaques

Muito se tem falado sobre o potencial da utilização dos Recursos Educativos Digitais (RED) na educação. Porém, a nível nacional, pouca atenção tem sido dada à utilização dos RED com as populações especiais, com alunos que não seguem os padrões considerados normais de aprendizagem.

"Os RED podem envolver, atrair, inspirar e entusiasmar aprendentes de todas as idades, capacidades e necessidades. Podem ser utilizados para estimular e canalizar a criatividade do aluno à medida que vão sendo adaptados às suas necessidades e vão sendo desenvolvidos materiais mais estimulantes que permitem personalizar a aprendizagem. Apresentam-se de diferenciadas formas, desde uma simples imagem digital que complementa um conteúdo, a ambientes virtuais onde a flexibilidade da simulação torna a experimentação mais segura. Em educação, um recurso digital é qualquer elemento que pode ser armazenado num formato digital, adoptado e adaptado para ser utilizado na aprendizagem." (in Cadernos Sacausef VI)

Felizmente e em boa hora a Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), estrutura do Ministério da Educação e da Ciência decidiu investir nesta área. Desta forma, lançaram no âmbito do seu Projeto Sacusef, na 6ª edição, uma publicação dedicada aos RED para alunos com Necessidades Educativas Especiais. Os Cadernos Saucausef VI foram organizados e estruturados por António Moreira e Margarida Almeida da Universidade de Aveiro e conta com capítulos escritos por referências nacionais. Autores que além de investigarem, fazem da utilização das tecnologias com as NEE o seu dia a dia.

Com elevada qualidade, aconselha-se a leitura deste caderno, que nos parece ser uma referência a não perder para (in)formação. 

Newsletter