Zur Navigation | Zum Inhalt
FVCML0208 10
Bem vindo ao sembarreiras.org!
Chamada para apresentação de trabalhos no Encontro Superar Barreiras com TIC PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

O 1º Encontro Superar Barreiras com TIC: Políticas, Ideias e Práticas está aberto à participação de professores e investigadores nos domínios da Utilização das Tecnologias na Educação de Alunos com Necessidades Educativas que queiram partilhar as suas práticas profissionais, as suas Investigações e as suas reflexões. A temática abrange a utilização das tecnologias tanto como ferramentas pedagógicas e Tecnologias de Apoio na educação de alunos com NEE.

Podem ser submetidos dois tipos de trabalho:

- Long Papers – Trabalhos relacionados com investigação científica que se enquadrem nas temáticas do Encontro.

- Short Papers – Trabalhos destinados à partilha de experiências de trabalho com alunos com problemas de aprendizagem com recurso à utilização de tecnologias.

Continuar...
 
1º Encontro Nacional Superar Barreiras com TIC: Políticas, Ideias e Práticas PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Centro de Competência TIC e Laboratório de Conteúdos Digitais (LCD) da Universidade de Aveiro organizam Congresso sobre Necessidades Educativas Especiais (NEE) e TIC.

Logótipo do Superar Barreiras com TIC O Encontro Nacional “Superar Barreiras com TIC: Políticas, Ideias e Práticas”, (http://blogs.ua.pt/encontro_ticnee/) primeiro encontro nacional dedicado exclusivamente à utilização das TIC e das Tecnologias de Apoio na educação de alunos NEE, realizar-se-á na Universidade de Aveiro a 17 e 18 de Junho próximos.

É direccionado a qualquer profissional de educação e está acreditado como Curso de Formação, atribuindo créditos a docentes do Pré-Escolar,  Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.

Continuar...
 
1º Encontro Nacional Superar Barreiras com TIC acreditado para a formação de professores PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

O Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua aprovou a acreditação do 1º Encontro Nacional Superar Barreiras com TIC: Políticas, Ideias e Práticas.

O Encontro assume assim uma componente formativa com a atribuição de 0,6 créditos na modalidade de curso de formação com a duração total de 15 horas.

São elegíveis para acreditação todos os docentes de todos os níveis de ensino não-superior.

Continuar...
 
Manual Digital - Qual o seu impacto? PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

No âmbito do Doutoramento em Estudos da Criança – especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação, sob orientação dos Doutores Altina Ramos e António Osório, está a ser desenvolvido um projecto com o objectivo de problematizar o conceito de manual digital, analisando o seu impacto na Escola e perspectivando o seu futuro.

Com este propósito, foi criado pequeno questionário cujo preenchimento solicitamos e desde já agradeçemos. As ideias sobre este assunto e as experiências de outros professores e investigadores com trabalho no domínio do uso educativo das TIC serão muito valiosas para esta investigação.

Assim, gostaríamos de solicitar-vos que colaborassem com esta investigação, preenchendo o questionário disponível em   https://spreadsheets.google.com/viewform?hl=pt_PT&formkey=dFZWdEdwNUlNWmhBcUtXcHd5WFJCVVE6MQ#gid=0 e, se possível, divulgando-o. 

Agradecemos toda colaboração em mais uma inovadora investigação nacional sobre o apoio das TIC a todos os alunos.

 Os manuais digitais constituem um formato alternativo para aqueles alunos que não podem folhear e ler os livros convencionai, bem como constituem mais uma forma atractiva de cativar alunos para a aprendizagem.

 
Termina amanhã o prazo para candidatura ao curso TIC e TA na Educação de Alunos com NEE. PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

AS TIC E AS TECNOLOGIAS DE APOIO NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS 
Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial 
Nº de créditos: 1,4 
Registo nº CCPFC/ACC-65625/11

Pretende-se a criação de grupos de trabalho heterogéneo que inclua professores que apoiam alunos com NEE e responsáveis pelas TIC nas escolas, nomeadamente, os coordenadores PTE.

 Veja mais informações e como se inscrever aqui.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Página 10 de 21

Destaques

Os pictogramas ou símbolos de comunicação são vastamente utilizados para o trabalho com jovens com problemas de comunicação e necessitam de recorrer a Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação (SAAC). Pessoas com paralisia cerebral e autismo sem competência leitora são populações que usualmente integram símbolos de comunicação nos seus SAAC.

Existe uma primazia de software pago, contudo existem também alternativas gratuitas viáveis. 

Devemos relembrar que um sistema de comunicação não se caracteriza unicamente pelos símbolos que são utilizados e, certamente, que não nos devemos limitar aos comercialmente mais conhecidos. O importante é que os símbolos sejam funcionais e percetíveis para o seu utilizador e que o outro interveniente receba um feedback auditivo e/ou visual igualmente percetível.

Newsletter