Zur Navigation | Zum Inhalt
FVCML0208 10
Bem vindo ao sembarreiras.org!
Jornadas de Psicomotricidade - Norte PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Poster jornadas de psicomotricidadeA secção Norte da Associação Portuguesa de Psicomotricidade realiza nos próximos dias 27 e 28 de Maio, as II Jornadas Científicas de Psicomotricidade com o tema Psicomotricista na Saúde – que importância, que necessidade?

Estas jornadas concretizadas com apoio da Universidade Fernando Pessoa, têm a debate:

  • Desenvolvimento psicomotor típico e atípico, Saúde Mental Infantil, Saúde Mental Adultos e Implementação da Psicomotricidade em Contexto Hospitalar.

Haverá ainda COMUNICAÇÕES LIVRES e, no segundo e último dia das Jornadas, WORKSHOPS teórico-práticos.

Contam com especialistas na área e constituem uma oportunidade para o conhecimento de estratégias no âmbito da Psicomotricidade na (re)habilitação.

As Jornadas dirigem-se a profissionais e estudantes de Reabilitação Psicomotora, bem como outras áreas ligadas à educação e à saúde (Professores, Terapeutas, Psicólogos, Técnicos de Reabilitação entre outros).

Continuar...
 
Ludomedia disponibiliza gratuitamente cadernos de atividades em pdf para aprendizagem de português PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 A Ludomedia é uma empresa nacional que desenvolve e comercializa recursos educativos validados pedagógica e cientificamente.

Um dos seus melhores recursos é o pack de software e recursos para impressão "Peça a Peça" para aprendizagem da língua portuguesa nos primeiros anos do Ensino Básico.

A Ludomedia disponibiliza agora, gratuitamente, o Peça a Peça Português.

Continuar...
 
25 de Março - Prazo final para inscrições à taxa mais baixa no Superar Barreiras com TIC PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Logotipo azul do superar barreiras com TICNo próximo dia 25 de Março termina o prazo para as inscrições ao valor mais baixo para o 1º Encontro Nacional Superar Barreiras com TIC: Políticas, Ideias e Práticas.

As inscrições passam a custar 75€ em vez dos atuais 50€.

Aproveite a oportunidade para participar num evento que promete ser uma referência para a discussão da temática da utilização das Tecnologias  na Educação de Alunos com Necessidades Educativas Especiais.

Trata-se de um evento com acreditação pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.

Continuar...
 
SEMINÁRIO TECNOLOGIA E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL  PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

No próximo dia 18 de Abril de 2011 irá realizar-se mais um seminários promovido pelo Laboratório de Conteúdos Digitais do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro.

O Seminário Tecnologia e Inclusão na Educação Especial será dinamizado pela Cnotinfor, empresa dedicada à investigação, desenvolvimento e comercialização de software e hardware para Necessidades Educativas Especiais (entre outros produtos).

O workshop é gratuito para os participantes mas obriga à inscrição através deste formulário (CLIQUE AQUI).

Continuar...
 
Petição Clarificação do financiamento de Produtos de Apoio PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Está online desde do dia 14 de março de 2011 a Petição Clarificação do financiamento de Produtos de Apoio. O autor desta petição é o Engenheiro Francisco Godinho, Docente e Responsável do CERTIC - Centro de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

O Propósito desta petição é exigir a clarificação e contribuir para uma maior transparência e melhor regulamento do processo de atribuição de Produtos de Apoio (anteriormente designados Ajudas Técnicas) em que se integram as tecnologias de Apoio para Acesso ao Computador e Sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa.

Contribua para esta petição aqui.

Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Página 9 de 21

Destaques

As pessoas com baixa visão podem ter ganhos elevados na sua vida com o uso das TIC. O uso de algumas opções nativas dos sistemas operativos e o recurso a Tecnologias de Apoio como periféricos adaptados ou software específico, podem contribuir para uma elevada funcionalidade de pessoas com baixa visão ou, mesmo invisuais. As TIC revelam-se como uma ferramenta pedagógica e instrumento de derrube de barreiras, possibilitando o acesso a actividades, que de outra forma,  seriam inacessíveis a pessoas com problemas visuais.

Porém, as Tecnologias de Apoio que muito podem fazer para compensar funções e auxiliar no acesso e participação das pessoas com deficiência, são na grande maioria dos casos muito dispendiosas, sendo quase sempre necessário o recurso a subsídios. Contudo, podem ser providenciadas soluções transitórias ou até definitivas de baixo custo e, mesmo gratuitas. As opções de acessibilidade dos sistemas operativos e das aplicações de produtividade mais comuns possibilitam a ampliação de caracteres e ícones, bem como, a manipulação de contrastes podem ser já uma grande ajuda para pessoas com problemas de visão. Mas, poderão não ser suficientes.

Existem na Internet algumas aplicações gratuitas que podem ser opção. Neste âmbito, o sembarreiras.org, disponibiliza o DesktopZoom, uma software de ampliação de ecrâ (lupa) gratuito. Permite vários níveis de ampliação consoante as necessidades e amplia todo o ambiente e área de trabalho. É um executáve, pelol que não necessita de ser instalado, podendo funcionar dentro de uma pasta no computador. É totalmente compatível com o Windows XP mas, para a utilização com o Windows Vista é necessário desactivar o aspecto visual AERO só para este programa. Este procedimento não afectará os restantes programas e, assim que desligar o DesktopZoom tudo voltará ao normal.

Este processo que se encontra ilustrado abaixo é rápido e de fácil execução:

1º Descompacte este ficheiro (download) para uma pasta no seu ambiente de trabalho;
2º Com o botão direito do rato clique sobre DesktopZoom.exe e seleccione "Propriedades";
3º No separador "Compatibilidade" coloque um visto sobre "Desactivar composição do ambiente de trabalho";
4º Clique "OK" e já está!!

Simples não é!!! Esperamos que seja útil.

Se precisar de ajuda consulte a imagem seguinte.

 


 

Newsletter