Zur Navigation | Zum Inhalt
FVCML0208 10
Bem vindo ao sembarreiras.org!
Comunidades de prática e aprendizagem de apoio a Profissionais de Educação e Familiares PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
As comunidades de prática e aprendizagem estão disseminadas pela Internet e tomam frequentemente a forma de redes sociais, fóruns e outras que têm o intuito de fomentar a partilha de conhecimento, a troca de aprendizagens e o contacto entre pessoas que têm interesses comuns.
Estas redes são um meio privilegiado de comunicação, disponibilizando informações sobre recursos, formação profissional e boas práticas (experiências bem sucedidas).
Frequentemente entre os seus associados e sempre na entidade que as albergam encontram-se profissionais altamente qualificados com anos de experiência profissional.
Aqui podemos encontrar informações sobre novas estratégias, saber opiniões, pedir e obter novos recursos e, simplesmente discutir opiniões e pedir apoios a colegas da área.
 
Deixámos aqui duas redes sociais de elevado interesse que aconselhamos a associação.
 
Grupo TIC@NEE do Laboratório de Conteúdos Digitais - frequentado por profissionais da educação especial, de inclusão e tecnologia, bem como investigadores, outros profissionais de reabilitação e familiares de alunos com problemas na aprendizagem. Neste grupo pode encontrar informações sobre encontros, congressos, seminários e formação, assim como pedir ajuda e descarregar recursos disponibilizados.
 
Grupo UDL em Português do UDL Connect - é um grupo português sediado na instituição de onde emergiu o conceito de Desenho Universal para Aprendizagem. Trata-se de uma perspetiva abrangente que procura a apoiar a diversidade de alunos através do desenvolvimento de adaptações curriculares que visem não só alunos com NEE, mas todos os alunos que podem eventualmente enfrentar problemas de aprendizagem.
 
Recursos para o Ensino Especial no Promethean Planet PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Os Quadros Interativos Multimédia são uma presença em muitas escolas nacionais. São frequentemente um recurso pouco aproveitado no processo de ensino e aprendizagem. Porém apresentam muitas potencialidades inclusivamente com alunos com NEE, uma área que a Promethean tem vindo progressivamente a investir no desenvolvimento de recursos e cuja investigação já apresenta alguns resultados prometedores.

Logo promethean planetNo conjunto de recursos disponibilizados gratuitamente pela Promethean encontram-se também recursos que podem ser facilmente importados e adaptados para um apoio mais customizado para alunos com NEE.

Continuar...
 
Menos de um mês para o 1º Encontro Nacional Superar Barreiras com TIC PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Logo Superar BarreirasO 1º Encontro Nacional Superar Barreiras com TIC: Políticas, Ideias e Práticas irá realizar-se nos dias 17 e 18 de Junho de 2011.

Trata-se de um evento de carácter científico e pedagógico, onde serão debatidas e dadas a conhecer estratégias, projetos, estruturas e políticas relacionadas com a utilização das TIC na educação de alunos com NEE.

 O Superar Barreiras com TIC conta com um conjunto de oradores de renome na área bem como comunicações livres submetidas por autores nacionais e estrangeiros.

Contará ainda com a participação de alunos com deficiência que dependem das TIC para triunfar no mundo académico e profissional.

O Superar Barreiras é o primeiro encontro nacional dedicado exclusivamente à temática das tecnologias aplicadas às NEE.

Um espaço para se aprender mais e conviver com aqueles que lutam para o sucesso de alunos com NEE e seus professores.

É oportunidade única que não deve ser perdida.

Se ainda não fez, inscreva-se a partir da página do evento.

Continuar...
 
Ludomedia disponibiliza software educativo com voz para português a baixo custo PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Software Educativo Educativo Peça a Peça Português

Imagem peça a peça portuguêsA empresa Ludomedia que investiga e desenvolve recursos didáticos e que recentemente ofereceu gratuitamente atividades de leitura e escrita impressas. Disponibiliza agora o software que complementa as atividades anteriores.

Por um baixo preço (6,90€) é possível adquirir dois softwares muito úteis com síntese de voz (associação de palavra-imagem-som) com interface agradável e intuitivo, pode ser rentabilizado para o trabalho de competências de leitura com alunos com dificuldades nesta área.

Continuar...
 
Convite GRATUITO para AJUTEC - NORMÉDICA, AJUTEC E SALÃO DA SAÚDE E BEM-ESTAR PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Poster Ajutec 2011 A AJUTEC - Feira Internacional de Ajudas Técnicas e Novas Tecnologias para Pessoas com Deficiência é o maior evento nacional deste sector e assume-se como a mostra de lançamento em Portugal das mais recentes novidades.

As ajudas técnicas são um instrumento essencial e indispensável ao bem-estar de pessoas com deficiência, idosos ou pessoas que necessitam de as utilizar de forma temporária ou definitiva. Elas destinam-se a compensar a deficiência ou a atenuar-lhe as consequências, impedir o agravamento da situação clínica da pessoa e permitir o exercício das actividades quotidianas e a participação na sua vida escolar, profissional, cultural e social.

Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Página 8 de 21

Destaques

Quando se pretende dar apoio a alunos com problemas de aprendizagem nem sempre se encontram recursos gratuitos específicos para Necessidades Educativas Especiais. Porém não se pode desistir e cair no conformismo, convém sim procurar ou/e produzir recursos que podem ser adaptados ao nosso propósito.

Disponibilizamos uma solução de recurso que, com as devidas adaptações pode ser uma mais-valia para alunos com NEE.

Os softwares (freeware) que aqui apresentamos denominam-se Sebran (4 aos 9 anos) e Mini-Sebran (2 aos 6 anos) que quando associados a um teclado de maiores dimensões para crianças, ecrã tátil ou mesmo um quadro interativo permitem um trabalho dinâmico de competências de leitura, escrita, matemática bem como identificação de cores, entre outras. Até competências motoras, consoante a postura adotada e tipo de ecrã podem ser trabalhadas (exemplo: controlo motor num ecrã tátil e amplitudes de movimento num quadro interativo)!

Newsletter