Zur Navigation | Zum Inhalt
FVCML0208 10
Bem vindo ao sembarreiras.org!
CRTIC de Faro Promove Formação Contínua Acreditada em Tecnologias e NEE PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Logo CRTICO Centro de Recursos TIC para a Educação Especial (CRTIC Faro)tem programadas duas ações de formação a desenvolver no presente ano letivo, na Escola EB2,3 Dr. José de Jesus Neves Júnior, Rua Dr. Emílio José Campos Corôa, 8005-218 Faro,  destinadas a Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial

Dados de contacto: Centro de Recursos TIC para a Educação Especial de Faro
http://sites.google.com/site/crticfaroeducacaoespecial/
Email: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
Telef:289 892 090  Tm:962 414 918  Fax:289 892 099

Continuar...
 
Sebran e teclado para crianças - uma hipótese para aprendizagens iniciais de alunos com NEE PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Quando se pretende dar apoio a alunos com problemas de aprendizagem nem sempre se encontram recursos gratuitos específicos para Necessidades Educativas Especiais. Porém não se pode desistir e cair no conformismo, convém sim procurar ou/e produzir recursos que podem ser adaptados ao nosso propósito.

Disponibilizamos uma solução de recurso que, com as devidas adaptações pode ser uma mais-valia para alunos com NEE.

Os softwares (freeware) que aqui apresentamos denominam-se Sebran (4 aos 9 anos) e Mini-Sebran (2 aos 6 anos) que quando associados a um teclado de maiores dimensões para crianças, ecrã tátil ou mesmo um quadro interativo permitem um trabalho dinâmico de competências de leitura, escrita, matemática bem como identificação de cores, entre outras. Até competências motoras, consoante a postura adotada e tipo de ecrã podem ser trabalhadas (exemplo: controlo motor num ecrã tátil e amplitudes de movimento num quadro interativo)!

Ecrã inicial sebran Ecrã inicial mini-sebran

Continuar...
 
Acessibilidade - o que devíamos saber PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Os alunos do 2º ano do curso de Reabilitação Psicomotora da Universidade Fernando Pessoa – Unidade de Ponte de Lima, realizaram no decorrer do seu ano académico um trabalho destinado a informar e alertar qualquer cidadão sobre as normas de acessibilidade a ter em consideração de modo a que os direitos de todos os cidadãos possam ser assegurados.

Aconselhamos a consulta deste trabalho (que consideramos um bom recurso) para que possam contribuir efetivamente para concretização da acessibilidade em Portugal.

As informações disponibilizadas foram retiradas do GUIAAcessibilidade e Mobilidade para Todos - INR.

O trabalho realizado é da exclusiva responsabilidade dos seus autores.

Continuar...
 
Atividades de Matemática para Crianças com NEE com Comunicação Aumentativa e Alternativa PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

A Faculdade de Engenharia e o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, irão acolher a seguinte Conferência 

Menina com deficiência a utilizar tecnologias de apoio

Access to Math Activities for Children with Disabilities
by Controlling Lego Robots via Augmentative and Alternative Communication Devices

PROF. KIMBERLEY D. ADAMS
Department of Rehabilitation Medicine at the University of Alberta (UofA)
Alexsandar Kostov Assistive Technology Research Lab at the Glenrose Rehabilitation Hospital

 (Inscrição gratuita)

9 de Setembro, das 17.00h às 18.00h

Universidade Católica Portuguesa
Auditório A1, Piso 0,
Edificio da Faculdade de Ciências Humanas
Palma de Cima | 1649-023 Lisboa

 

 
Efectue a sua inscrição AQUI

 

 

Continuar...
 
CNI - Congresso Nacional de Inclusão PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Pessoas idosas com phones, titulo e quadrados verdes e azuis

 
O CNI – Congresso Nacional de Inclusão – é uma plataforma de debate a temas pertinentes à formação e actualização de académicos e profissionais, no qual tenham a oportunidade de debater problemas relacionados com o desenvolvimento social do indivíduo, assim como procurar soluções de combate à exclusão do Cidadão com Necessidades Especiais.
 
Procura promover as boas práticas de inclusão digital que favoreçam a cidadania activa dos cidadãos com necessidades especiais valorizando a sua educação e a sua entrada no mercado do trabalho, com base na adequação das Novas Tecnologias.
Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Página 7 de 21

Destaques

O Sem Barreiras acredita na escola inclusiva, que reconhece ao aluno com necessidades educativas especiais o direito de frequentar o ensino regular, possibilitando-lhe o acesso ao currículo comum, através de um conjunto de apoios apropriados às suas características e necessidades. Este portal emergiu da necessidade de percepcionar os modos como as TIC estão a ser ou podem ser utilizadas para apoiar alunos com necessidades educativas diversas. Pretende assim ser “um ponto de agregação de informação e encaminhamento para ‘locais’ com maior conhecimento específico” em torno do tema Multimédia e Acessibilidade.

Newsletter