Zur Navigation | Zum Inhalt
FVCML0208 10
Bem vindo ao sembarreiras.org!
Tecnologias facilitam a vida de pessoas com deficiência PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Apresentamos mais um vídeo do Programa da SIC "Futuro Hoje" que ilustra bem as vantagens da utilização de tecnologias para facilitar o acesso e participação das pessoas com deficiência na sua vida quotidiana, onde se inclui a educação. São várias as vantagens para os alunos com NEE quando se passa do papel ao digital.
 
Workshop Soluções Gratuitas para a adaptação de contextos educativos digitais de Alunos com NEE PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Cartaz Workshop CRTIC de Viseu

No próximo dia 7 de Março de 2012 das 16h às 20h irá realizar-se na Escola Básica Grão Vasco um workshop gratuito que pretende dar a conhecer algumas opções gratuitas para a adaptação de contextos educativos digitais de alunos com Necessidades Educativas Digitais.

É dirigido a qualquer docente e também a técnicos que trabalham em Educação Especial.

O Workshop da responsabilidade do CRTIC de Viseu é gratuito mas de inscrição obrigatória para o email

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

 

 
CRTIC Faro - Workshop "Tecnologias de Apoio para Baixa Visão e Cegueira" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

No dia 8 de Fevereiro, no auditório da Escola EB2,3 Drº José de Jesus Neves Júnior, entre as 14h30 e 17h00, realizar-se-à o workshop "Tecnologias de Apoio para Baixa Visão e Cegueira" promovido por este Centro de Recursos TIC para a Educação Especial, em parceria com a Ataraxia, destinado a Docentes de Educação Especial, Terapeutas, Docentes do Ensino Regular, Encarregados de Educação e Assistentes Operacionais.

Continuar...
 
Computadores, tablets e videojogos ajudam crianças autistas a comunicarem PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

As tecnologias são de facto uma preciosa ajuda para alunos com necessidades de aprendizagem diversa.

Para quem não viu deixamos aqui mais um exemplo do porquê equacionar as tecnologias em alunos com aprendizagens atípicas.

A notícia original da responsabilidade da SIC pode ser consultada aqui.

Para analisar e refletir.

 

 
Teclado Virtual gratuito com predição de palavras PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

visualização do teclado

 

Apresentamos aqui mais uma tecnologia de apoio de gratuita que pode ser uma solução eficaz para utilizadores que não conseguem utilizar um teclado convencional.

 Este teclado permite a escrita de textos mediante qualquer dispositivo capaz de controlar o cursor no ecrã (rato, joystick, touchpad, touchscreen).

Um teclado virtual que prevê a seguinte palavra, aprende com o utilizador e é capaz de poupar até 40% dos cliques necessários para escrever um texto.

Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Página 5 de 21

Destaques

As comunidades de prática e aprendizagem estão disseminadas pela Internet e tomam frequentemente a forma de redes sociais, fóruns e outras que têm o intuito de fomentar a partilha de conhecimento, a troca de aprendizagens e o contacto entre pessoas que têm interesses comuns.
Estas redes são um meio privilegiado de comunicação, disponibilizando informações sobre recursos, formação profissional e boas práticas (experiências bem sucedidas).
Frequentemente entre os seus associados e sempre na entidade que as albergam encontram-se profissionais altamente qualificados com anos de experiência profissional.
Aqui podemos encontrar informações sobre novas estratégias, saber opiniões, pedir e obter novos recursos e, simplesmente discutir opiniões e pedir apoios a colegas da área.
 
Deixámos aqui duas redes sociais de elevado interesse que aconselhamos a associação.
 
Grupo TIC@NEE do Laboratório de Conteúdos Digitais - frequentado por profissionais da educação especial, de inclusão e tecnologia, bem como investigadores, outros profissionais de reabilitação e familiares de alunos com problemas na aprendizagem. Neste grupo pode encontrar informações sobre encontros, congressos, seminários e formação, assim como pedir ajuda e descarregar recursos disponibilizados.
 
Grupo UDL em Português do UDL Connect - é um grupo português sediado na instituição de onde emergiu o conceito de Desenho Universal para Aprendizagem. Trata-se de uma perspetiva abrangente que procura a apoiar a diversidade de alunos através do desenvolvimento de adaptações curriculares que visem não só alunos com NEE, mas todos os alunos que podem eventualmente enfrentar problemas de aprendizagem.

Newsletter