Zur Navigation | Zum Inhalt
FVCML0208 10
Bem vindo ao sembarreiras.org!
Tecnologias facilitam a vida de pessoas com deficiência PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Apresentamos mais um vídeo do Programa da SIC "Futuro Hoje" que ilustra bem as vantagens da utilização de tecnologias para facilitar o acesso e participação das pessoas com deficiência na sua vida quotidiana, onde se inclui a educação. São várias as vantagens para os alunos com NEE quando se passa do papel ao digital.
 
Workshop Soluções Gratuitas para a adaptação de contextos educativos digitais de Alunos com NEE PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Cartaz Workshop CRTIC de Viseu

No próximo dia 7 de Março de 2012 das 16h às 20h irá realizar-se na Escola Básica Grão Vasco um workshop gratuito que pretende dar a conhecer algumas opções gratuitas para a adaptação de contextos educativos digitais de alunos com Necessidades Educativas Digitais.

É dirigido a qualquer docente e também a técnicos que trabalham em Educação Especial.

O Workshop da responsabilidade do CRTIC de Viseu é gratuito mas de inscrição obrigatória para o email

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

 

 
CRTIC Faro - Workshop "Tecnologias de Apoio para Baixa Visão e Cegueira" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

No dia 8 de Fevereiro, no auditório da Escola EB2,3 Drº José de Jesus Neves Júnior, entre as 14h30 e 17h00, realizar-se-à o workshop "Tecnologias de Apoio para Baixa Visão e Cegueira" promovido por este Centro de Recursos TIC para a Educação Especial, em parceria com a Ataraxia, destinado a Docentes de Educação Especial, Terapeutas, Docentes do Ensino Regular, Encarregados de Educação e Assistentes Operacionais.

Continuar...
 
Computadores, tablets e videojogos ajudam crianças autistas a comunicarem PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

As tecnologias são de facto uma preciosa ajuda para alunos com necessidades de aprendizagem diversa.

Para quem não viu deixamos aqui mais um exemplo do porquê equacionar as tecnologias em alunos com aprendizagens atípicas.

A notícia original da responsabilidade da SIC pode ser consultada aqui.

Para analisar e refletir.

 

 
Teclado Virtual gratuito com predição de palavras PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

visualização do teclado

 

Apresentamos aqui mais uma tecnologia de apoio de gratuita que pode ser uma solução eficaz para utilizadores que não conseguem utilizar um teclado convencional.

 Este teclado permite a escrita de textos mediante qualquer dispositivo capaz de controlar o cursor no ecrã (rato, joystick, touchpad, touchscreen).

Um teclado virtual que prevê a seguinte palavra, aprende com o utilizador e é capaz de poupar até 40% dos cliques necessários para escrever um texto.

Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Página 5 de 21

Destaques

As novas tecnologias, mesmo as mais convencionais e de uso regular, podem ser uma mais valia para alunos que apresentam limitações funcionais que os impedem de aceder normalmente ao currículo e participar na sua aprendizagem. Chegou até nós mais um exemplo de como, com criatividade e, a baixo ou nenhum custo, é possível criar materiais pedagógicos para trabalhar com alunos com problemas na sua aprendizagem.

Apresentamos aqui dois livros um por Cíntia Palmeira e outro por Francisco Fernandes, adaptados para a leitura autónoma de crianças com baixa visão. Fazendo uso das potencialidades da ferramenta ISSUU, que transforma ficheiros pdf, em livros com interatividade é possível folhear um livro com um clique e, no caso da baixa visão, navegar com rato por zonas ampliadas de texto que ficam assim com leitura facilitada.

Folheiem e usem com os vossos alunos e... criem e sobretudo partilhem, sejam autores de recursos gratuitos em prole da educação de alunos com NEE.

Cliquem sobre o livro para o verem em ecrã inteiro e uso ESC para sair.

Basta clicarem sobre a zona que querem ler para ficar ampliada.

Newsletter