Zur Navigation | Zum Inhalt
FVCML0208 10
Bem vindo ao sembarreiras.org!
Sobre o portal... PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
O sembarreiras.org acredita na escola inclusiva, que reconhece ao aluno com necessidades educativas especiais o direito de frequentar o ensino regular, possibilitando-lhe o acesso ao currículo comum, através de um conjunto de apoios apropriados às suas características e necessidades. Este portal emergiu da necessidade de percepcionar os modos como as TIC estão a ser ou podem ser utilizadas para apoiar alunos com necessidades educativas diversas. Pretende assim ser “um ponto de agregação de informação e encaminhamento para ‘locais’ com maior conhecimento específico” em torno do tema Multimédia e Acessibilidade.
 
Surgiu da constatação que:
- A informação na temática encontra-se muito dispersa;
- Existe uma primazia de informação de cariz essencialmente comercial;
- Há um reduzido número de serviço de suporte aos professores de alunos com problemas de aprendizagem;
- Não se conhece a existência de uma plataforma única que coadune Acesso e Participação na utilização das TIC com as NEE;
- É premente a partilha de saberes na utilização das TIC como ferramentas ao serviço dos Professores e Alunos com NEE para a promoção de uma escola verdadeiramente inclusiva;
  
É dirigido a todos os intervenientes no processo educativo de alunos com NEE, considerando-se de particular relevância para:
- Professores e Educadores de Educação Especial
- Professores e Educadores do Ensino Regular
- Outros profissionais da educação
- Familiares
- Alunos com Necessidades Educativas Especiais
 
 O Portal sembarreiras.org definiu para si os seguintes objetivos:
• disponibilizar informação, designadamente legislação, sobre recursos e mecanismos de apoio relativos ao desenvolvimento e à aprendizagem de crianças e jovens com NEE;
• reunir um leque tão alargado quanto possível de experiências positivas na área das NEE;
• divulgar iniciativas (encontros, conferências, ações de formação) relacionadas com a temática das NEE;
• estabelecer ligações/contactos entre os intervenientes na formação de crianças e jovens com aquelas características (pais, professores, educadores, profissionais de apoio e os próprios jovens);
• agilizar a troca de experiências e conhecimentos entre os que lidam com crianças e jovens com NEE;
• promover a qualidade nos contextos de aprendizagem e o desenvolvimento de crianças e jovens com NEE, procurando facilitar a transição para a idade adulta e para a vida ativa.
 
<< Início < Anterior 21 22 Seguinte > Final >>

Página 22 de 22

Destaques

As pessoas com baixa visão podem ter ganhos elevados na sua vida com o uso das TIC. O uso de algumas opções nativas dos sistemas operativos e o recurso a Tecnologias de Apoio como periféricos adaptados ou software específico, podem contribuir para uma elevada funcionalidade de pessoas com baixa visão ou, mesmo invisuais. As TIC revelam-se como uma ferramenta pedagógica e instrumento de derrube de barreiras, possibilitando o acesso a actividades, que de outra forma,  seriam inacessíveis a pessoas com problemas visuais.

Porém, as Tecnologias de Apoio que muito podem fazer para compensar funções e auxiliar no acesso e participação das pessoas com deficiência, são na grande maioria dos casos muito dispendiosas, sendo quase sempre necessário o recurso a subsídios. Contudo, podem ser providenciadas soluções transitórias ou até definitivas de baixo custo e, mesmo gratuitas. As opções de acessibilidade dos sistemas operativos e das aplicações de produtividade mais comuns possibilitam a ampliação de caracteres e ícones, bem como, a manipulação de contrastes podem ser já uma grande ajuda para pessoas com problemas de visão. Mas, poderão não ser suficientes.

Existem na Internet algumas aplicações gratuitas que podem ser opção. Neste âmbito, o sembarreiras.org, disponibiliza o DesktopZoom, uma software de ampliação de ecrâ (lupa) gratuito. Permite vários níveis de ampliação consoante as necessidades e amplia todo o ambiente e área de trabalho. É um executáve, pelol que não necessita de ser instalado, podendo funcionar dentro de uma pasta no computador. É totalmente compatível com o Windows XP mas, para a utilização com o Windows Vista é necessário desactivar o aspecto visual AERO só para este programa. Este procedimento não afectará os restantes programas e, assim que desligar o DesktopZoom tudo voltará ao normal.

Este processo que se encontra ilustrado abaixo é rápido e de fácil execução:

1º Descompacte este ficheiro (download) para uma pasta no seu ambiente de trabalho;
2º Com o botão direito do rato clique sobre DesktopZoom.exe e seleccione "Propriedades";
3º No separador "Compatibilidade" coloque um visto sobre "Desactivar composição do ambiente de trabalho";
4º Clique "OK" e já está!!

Simples não é!!! Esperamos que seja útil.

Se precisar de ajuda consulte a imagem seguinte.

 


 

Newsletter