Zur Navigation | Zum Inhalt
FVCML0208 10
Bem vindo ao sembarreiras.org!
Instant Messaging e intervenção na Dislexia e Disortografia PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 Logo Pidgin

O Pidgin é uma aplicação que permite a agregação de várias aplicações de instant messaging. Por outras palavras o Pidgin permite compilar numa só ferramenta várias ferramentas que utilizamos para conversação instantânea, como sejam o Messenger, o GoogleTalk, o Skype entre outros. Além da comodidade que permite, o PIDGIN evidencia-se como uma ferramenta que pode auxiliar no trabalho com alunos com problemas de leitura e escrita, pois possui um corrector ortográfico, permitindo a redução de erros ortográficos.

Continuar...
 
Convite AJUTEC PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

A data de exposição de Ajudas Técnicas na Exponor - AJUTEC aproxima-se (7 a 10 de Maio de 2009). A equipa do sembarreiras.org no âmbito da sua missão disponibiliza um convite electrónico para os interessados.

O convite electrónico é gratuito e pode ser impresso as vezes necessárias.

convite_jpeg_electrónico

Fonte: d-eficiente.net

 
Criação em 3d por jovens com autismo PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Logo GoogleSketchup

O projecto SPECTRUM da Google foi criado para proporcionar a pessoas com autismo a oportunidade de expressar a sua criatividade e desenvolver competências através da  modelagem em 3D utilizando o Google SketchUp software.

Algumas das sugestões de exploração dadas pelos autores são, por exemplo, a recreação de ambientes/cenários como caminhar até à escola. Neste caso, em concreto, defendem que a exploração em ambiente simulado pode ser uma situação de treino e previamente à transposição real.

A sua utilização recorrendo aos modelos pré-existentes revelam potencial pedagógico em vários domínios.

Contudo, verifica-se que este software de utilização gratuita está disponível apenas em inglês, o que complica a utilização, pois só será utilizada por uma faixa etária mais elevada e com conhecimentos da língua, dificultando assim os requisitos de utilização.

Aconselhamos que explore o Googlesketchup em primeira instância como uma ferramenta de criatividade; as aplicações pedagógicas, vídeos tutoriais e manuais podem ser consultados a partir daqui.

 
Sobre o portal... PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
O sembarreiras.org acredita na escola inclusiva, que reconhece ao aluno com necessidades educativas especiais o direito de frequentar o ensino regular, possibilitando-lhe o acesso ao currículo comum, através de um conjunto de apoios apropriados às suas características e necessidades. Este portal emergiu da necessidade de percepcionar os modos como as TIC estão a ser ou podem ser utilizadas para apoiar alunos com necessidades educativas diversas. Pretende assim ser “um ponto de agregação de informação e encaminhamento para ‘locais’ com maior conhecimento específico” em torno do tema Multimédia e Acessibilidade.
 
Surgiu da constatação que:
- A informação na temática encontra-se muito dispersa;
- Existe uma primazia de informação de cariz essencialmente comercial;
- Há um reduzido número de serviço de suporte aos professores de alunos com problemas de aprendizagem;
- Não se conhece a existência de uma plataforma única que coadune Acesso e Participação na utilização das TIC com as NEE;
- É premente a partilha de saberes na utilização das TIC como ferramentas ao serviço dos Professores e Alunos com NEE para a promoção de uma escola verdadeiramente inclusiva;
  
É dirigido a todos os intervenientes no processo educativo de alunos com NEE, considerando-se de particular relevância para:
- Professores e Educadores de Educação Especial
- Professores e Educadores do Ensino Regular
- Outros profissionais da educação
- Familiares
- Alunos com Necessidades Educativas Especiais
 
 O Portal sembarreiras.org definiu para si os seguintes objetivos:
• disponibilizar informação, designadamente legislação, sobre recursos e mecanismos de apoio relativos ao desenvolvimento e à aprendizagem de crianças e jovens com NEE;
• reunir um leque tão alargado quanto possível de experiências positivas na área das NEE;
• divulgar iniciativas (encontros, conferências, ações de formação) relacionadas com a temática das NEE;
• estabelecer ligações/contactos entre os intervenientes na formação de crianças e jovens com aquelas características (pais, professores, educadores, profissionais de apoio e os próprios jovens);
• agilizar a troca de experiências e conhecimentos entre os que lidam com crianças e jovens com NEE;
• promover a qualidade nos contextos de aprendizagem e o desenvolvimento de crianças e jovens com NEE, procurando facilitar a transição para a idade adulta e para a vida ativa.
 
<< Início < Anterior 21 Seguinte > Final >>

Página 21 de 21

Destaques

A Cnotinfor é uma empresa que comercializa Tecnologias de Apoio e Software específico para Necessidades Educativas Especiais. Dinamiza várias formações onde são abordados os seus produtos e a forma como podem ser utilizados.

O Centro de Formação CNOTI, em parceria com a Universidade de Évora, irá promover o Curso Tecnologias de Apoio para Necessidades Educativas Especiais, nos dias 9 e 10 de Setembro de 2010, entre 9h e as 18h, no Colégio do Espírito Santo - Edifício Nobre da Universidade de Évora.

Trata-se de um curso de formação pensado para todos os intervenientes na área da Educação Especial desde educadores, professores, psicólogos, animadores, terapeutas e outros profissionais nesta área, que sintam necessidade de analisar, acompanhar e aconselhar tecnologias de apoio e ajudas técnicas para pessoas com Necessidades Educativas Especiais.

O curso de Tecnologias de Apoio para Necessidades Educativas Especiais, tem como objectivos:
  • Conhecer e utilizar ajudas técnicas disponíveis no mercado – software, hardware e periféricos de acessibilidade
  • Avaliar necessidades de acessibilidade
  • Conhecer e utilizar tecnologias de apoio à comunicação e aprendizagem no âmbito das necessidades educativas especiais
  • Conhecer e utilizar sistemas de comunicação aumentativa e alternativa
  • Adequar a cada indivíduo as ajudas técnicas que potenciem as suas capacidades de comunicação e aprendizagem
  • Configurar periféricos de acessibilidade e software inclusivo
Este curso aborda temáticas como a comunicação aumentativa e alternativa, as tecnologias de apoio à comunicação, o direito à inclusão e permite ainda, a quem participar no mesmo, a utilização de software inclusivo - Comunicar com Símbolos, inVento 2, Aventuras 2, e Periféricos de Acessibilidade.

O curso Tecnologias de Apoio para Necessidades Educativas Especiais tem uma carga horária de 16 horas e uma propina de inscrição de 50,00€ (cinquenta euros), para pagamentos efectuados até dia 23 de Agosto, e 75,00€ (setenta e cinco euros), para pagamentos efectuados até 6 de Setembro.

As inscrições estão limitadas a um máximo de 20 formandos, e processam-se através do preenchimento de um formulário de inscrição e subsequente pagamento da propina de inscrição.

Nota importante: os formandos deverão ter computador para frequentar o curso.

Acreditamos que esta actividade formativa se constituirá como uma mais-valia no contexto profissional dos técnicos de Educação Especial.

As inscrições podem ser realizadas aqui.

Consulte a Cnotinfor para mais informações: Tel. (+351) 239 499 230 ou oficinas@cnotinfor.pt

Newsletter