Zur Navigation | Zum Inhalt
FVCML0208 10
Bem vindo ao sembarreiras.org!
Instant Messaging e intervenção na Dislexia e Disortografia PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 Logo Pidgin

O Pidgin é uma aplicação que permite a agregação de várias aplicações de instant messaging. Por outras palavras o Pidgin permite compilar numa só ferramenta várias ferramentas que utilizamos para conversação instantânea, como sejam o Messenger, o GoogleTalk, o Skype entre outros. Além da comodidade que permite, o PIDGIN evidencia-se como uma ferramenta que pode auxiliar no trabalho com alunos com problemas de leitura e escrita, pois possui um corrector ortográfico, permitindo a redução de erros ortográficos.

Continuar...
 
Convite AJUTEC PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

A data de exposição de Ajudas Técnicas na Exponor - AJUTEC aproxima-se (7 a 10 de Maio de 2009). A equipa do sembarreiras.org no âmbito da sua missão disponibiliza um convite electrónico para os interessados.

O convite electrónico é gratuito e pode ser impresso as vezes necessárias.

convite_jpeg_electrónico

Fonte: d-eficiente.net

 
Criação em 3d por jovens com autismo PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Logo GoogleSketchup

O projecto SPECTRUM da Google foi criado para proporcionar a pessoas com autismo a oportunidade de expressar a sua criatividade e desenvolver competências através da  modelagem em 3D utilizando o Google SketchUp software.

Algumas das sugestões de exploração dadas pelos autores são, por exemplo, a recreação de ambientes/cenários como caminhar até à escola. Neste caso, em concreto, defendem que a exploração em ambiente simulado pode ser uma situação de treino e previamente à transposição real.

A sua utilização recorrendo aos modelos pré-existentes revelam potencial pedagógico em vários domínios.

Contudo, verifica-se que este software de utilização gratuita está disponível apenas em inglês, o que complica a utilização, pois só será utilizada por uma faixa etária mais elevada e com conhecimentos da língua, dificultando assim os requisitos de utilização.

Aconselhamos que explore o Googlesketchup em primeira instância como uma ferramenta de criatividade; as aplicações pedagógicas, vídeos tutoriais e manuais podem ser consultados a partir daqui.

 
Sobre o portal... PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
O sembarreiras.org acredita na escola inclusiva, que reconhece ao aluno com necessidades educativas especiais o direito de frequentar o ensino regular, possibilitando-lhe o acesso ao currículo comum, através de um conjunto de apoios apropriados às suas características e necessidades. Este portal emergiu da necessidade de percepcionar os modos como as TIC estão a ser ou podem ser utilizadas para apoiar alunos com necessidades educativas diversas. Pretende assim ser “um ponto de agregação de informação e encaminhamento para ‘locais’ com maior conhecimento específico” em torno do tema Multimédia e Acessibilidade.
 
Surgiu da constatação que:
- A informação na temática encontra-se muito dispersa;
- Existe uma primazia de informação de cariz essencialmente comercial;
- Há um reduzido número de serviço de suporte aos professores de alunos com problemas de aprendizagem;
- Não se conhece a existência de uma plataforma única que coadune Acesso e Participação na utilização das TIC com as NEE;
- É premente a partilha de saberes na utilização das TIC como ferramentas ao serviço dos Professores e Alunos com NEE para a promoção de uma escola verdadeiramente inclusiva;
  
É dirigido a todos os intervenientes no processo educativo de alunos com NEE, considerando-se de particular relevância para:
- Professores e Educadores de Educação Especial
- Professores e Educadores do Ensino Regular
- Outros profissionais da educação
- Familiares
- Alunos com Necessidades Educativas Especiais
 
 O Portal sembarreiras.org definiu para si os seguintes objetivos:
• disponibilizar informação, designadamente legislação, sobre recursos e mecanismos de apoio relativos ao desenvolvimento e à aprendizagem de crianças e jovens com NEE;
• reunir um leque tão alargado quanto possível de experiências positivas na área das NEE;
• divulgar iniciativas (encontros, conferências, ações de formação) relacionadas com a temática das NEE;
• estabelecer ligações/contactos entre os intervenientes na formação de crianças e jovens com aquelas características (pais, professores, educadores, profissionais de apoio e os próprios jovens);
• agilizar a troca de experiências e conhecimentos entre os que lidam com crianças e jovens com NEE;
• promover a qualidade nos contextos de aprendizagem e o desenvolvimento de crianças e jovens com NEE, procurando facilitar a transição para a idade adulta e para a vida ativa.
 
<< Início < Anterior 21 Seguinte > Final >>

Página 21 de 21

Destaques

As   tecnologias de apoio para pessoas com limitações funcionais ainda não estão suficientemente divulgadas e acessíveis.  Quando nos reportamos à questão de acessibilidade, não falamos de um problema de acesso mas sim um problema económico.

Usualmente tudo que é concebido para pessoas com incapacidades é geralmente muito dispendioso, sendo necessária a sua aquisição por entidades que apoiem várias pessoas. Contudo por vezes são necessárias soluções personalizáveis e que devem acompanhar o seu utilizador. A posse desses produtos por escolas e instituições que precisam desses produtos localmente para apoiar outros alunos dificulta ou impossibilita que o aluno transporte essa solução para todos os contextos onde se insere.

No entanto, existem algumas soluções gratuitas que podem ajudar a ultrapassar barreiras de acesso a um computador. Normalmente passam por freeware (software de utilização gratuita), materiais construídos e as opções de acessibilidade do sistema operativo que podem ajudar temporariamente ou mesmo definitivamente as pessoas com limitações na utilização de um computador. Sim, os sistemas operativos de qualquer computador seja ele windows, mac os, linux, entre outros, possuem soluções nativas que podem solucionar gratuitamente problemas de acesso a um computador.

Newsletter