Zur Navigation | Zum Inhalt
FVCML0208 10
Bem vindo ao sembarreiras.org!
Recursos Educativos Educação Especial - CRTIC PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

RED_DGIDC

 

A Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) através do seu serviço de Educação Especial de de Apoio aos Centros de Recursos TIC para a Educação Especia (CRTIC). Disponibiliza um repositório de Recursos Educativos Digitais específicos para Necessidades Educativas Especiais.Neste portal é possível fazer uma pesquisa de diferentes tipos de recursos de diferentes áreas disciplinares e com diferentes modos de interatividade.

Após a pesquisa é disponibilizada informação completa sobre o recurso, incluindo o site a partir do qual pode ser utilizado ou descarregado.

Aconselha-se a consulta deste portal de responsabilidade governamental e de utilização gratuita.

 

Pode aceder à pagina clicando aqui ou colando o este endereço na barra de endereço do seu navegador.

http://area.dgidc.min-edu.pt/crtic_form/pesquisa.asp

 

 
CRTIC PORTO - - Curso de Formação - As TIC e as Tecnologias de Apoio na Educação de Alunos com NEE PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

Logotipo do departamento de educação da UA

 

O Departamento de Educação da Universidade de Aveiro realiza o Curso de Formação “AS TIC E AS TECNOLOGIAS DE APOIO NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS.

Início a 18 de Maio de 2012.

Inscrições abertas até ao dia 14 de Maio de 2012.

Este curso de formação, de carácter prático, aborda diferentes perspetivas da utilização das TIC e Tecnologias de Apoio na Educação de Alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE).

É dirigido a docentes de Educação Especial, a todos os docentes de ensino Pré-escolar, 1º, 2º e 3º CEB e Secundário, Terapeutas, Psicólogos e outros Técnicos ligados à educação de alunos com NEE.

Neste curso de formação não se procede à comercialização de nenhum produto. Privilegia-se soluções gratuitas de tecnologias de apoio e para a criação de atividades educativas multimédia.

Continuar...
 
CCTIC da Universidade de Aveiro promove Workshop Gratuito sobre Tecnologias de Apoio Gratuitas PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Logo CCTIC UALogo erte e dgidc

 

 

 

O Centro de competência TIC da Universidade de Aveiro (CCTIC-UA) promove um Workshop Gratuito sobre soluções gratuitas de acessibilidade para alunos com NEE. Pretende dar a conhecer algumas opções gratuitas para a adaptação de contextos educativos digitais de alunos com Necessidades Educativas Digitais.

Irá realizar-se no próximo dia 28 de Maio de 2012 das 14:30h às 17:30h na sala sala C1.52 do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro.  Pretende dar a conhecer algumas opções gratuitas para a adaptação de contextos educativos digitais de alunos com Necessidades Educativas Digitais.

É dirigido a qualquer docente, a técnicos e outros interessados em Educação Especial.

O Workshop da responsabilidade do CCTIC UA  é gratuito mas de inscrição obrigatória, através do seguinte formulário.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Mais formações do CCTIC-UA aqui.

 

 
Publicação Comunicação Aumentativa PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Página FolhetoA publicação "Comunicação Aumentativa" tem como objetivo desmistificar o uso de símbolos gráficos como meio aumentativo da comunicação, destacando-o enquanto elemento potenciador de estratégias para o aumento da compreensão do material verbal e do desenvolvimento da linguagem oral. Segundo Célia Sousa, organizadora a aposta nesta iniciativa resulta da constatação de um total desconhecimento por parte da população em geral do conceito de comunicação por símbolos, daí a criação deste documento que ilustra de um modo simples a comunicação aumentativa. Esta publicação resulta do esforço conjunto dos CRTIC de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Pombal e Viseu, do CRID e da DREC. A versão papel será distribuída gratuitamente na zona centro do País, junto de escolas, hospitais, associações e instituições de apoio social
 
 
 
 
Vamos falar sobre comunicação aumentativa e alternativa PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Deixamos-vos aqui uma curta entrevista do dia 2 de Abril de 2012 com Célia Sousa, Coordenadora do CRID do Instituto Politécnico de Leiria. De um forma simples e resumida são abordados aspectos relacionados com Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) e é apresentada um Brochura que pretende desmitificar a CAA. Um projeto do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) procura ajudar aqueles que estão impedidos de utilizar a fala para comunicar.
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Página 3 de 21

Destaques

A Cnotinfor é uma empresa que comercializa Tecnologias de Apoio e Software específico para Necessidades Educativas Especiais. Dinamiza várias formações onde são abordados os seus produtos e a forma como podem ser utilizados.

O Centro de Formação CNOTI, em parceria com a Universidade de Évora, irá promover o Curso Tecnologias de Apoio para Necessidades Educativas Especiais, nos dias 9 e 10 de Setembro de 2010, entre 9h e as 18h, no Colégio do Espírito Santo - Edifício Nobre da Universidade de Évora.

Trata-se de um curso de formação pensado para todos os intervenientes na área da Educação Especial desde educadores, professores, psicólogos, animadores, terapeutas e outros profissionais nesta área, que sintam necessidade de analisar, acompanhar e aconselhar tecnologias de apoio e ajudas técnicas para pessoas com Necessidades Educativas Especiais.

O curso de Tecnologias de Apoio para Necessidades Educativas Especiais, tem como objectivos:
  • Conhecer e utilizar ajudas técnicas disponíveis no mercado – software, hardware e periféricos de acessibilidade
  • Avaliar necessidades de acessibilidade
  • Conhecer e utilizar tecnologias de apoio à comunicação e aprendizagem no âmbito das necessidades educativas especiais
  • Conhecer e utilizar sistemas de comunicação aumentativa e alternativa
  • Adequar a cada indivíduo as ajudas técnicas que potenciem as suas capacidades de comunicação e aprendizagem
  • Configurar periféricos de acessibilidade e software inclusivo
Este curso aborda temáticas como a comunicação aumentativa e alternativa, as tecnologias de apoio à comunicação, o direito à inclusão e permite ainda, a quem participar no mesmo, a utilização de software inclusivo - Comunicar com Símbolos, inVento 2, Aventuras 2, e Periféricos de Acessibilidade.

O curso Tecnologias de Apoio para Necessidades Educativas Especiais tem uma carga horária de 16 horas e uma propina de inscrição de 50,00€ (cinquenta euros), para pagamentos efectuados até dia 23 de Agosto, e 75,00€ (setenta e cinco euros), para pagamentos efectuados até 6 de Setembro.

As inscrições estão limitadas a um máximo de 20 formandos, e processam-se através do preenchimento de um formulário de inscrição e subsequente pagamento da propina de inscrição.

Nota importante: os formandos deverão ter computador para frequentar o curso.

Acreditamos que esta actividade formativa se constituirá como uma mais-valia no contexto profissional dos técnicos de Educação Especial.

As inscrições podem ser realizadas aqui.

Consulte a Cnotinfor para mais informações: Tel. (+351) 239 499 230 ou oficinas@cnotinfor.pt

Newsletter