Zur Navigation | Zum Inhalt
FVCML0208 10
Bem vindo ao sembarreiras.org!
Recursos Educativos Educação Especial - CRTIC PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

RED_DGIDC

 

A Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) através do seu serviço de Educação Especial de de Apoio aos Centros de Recursos TIC para a Educação Especia (CRTIC). Disponibiliza um repositório de Recursos Educativos Digitais específicos para Necessidades Educativas Especiais.Neste portal é possível fazer uma pesquisa de diferentes tipos de recursos de diferentes áreas disciplinares e com diferentes modos de interatividade.

Após a pesquisa é disponibilizada informação completa sobre o recurso, incluindo o site a partir do qual pode ser utilizado ou descarregado.

Aconselha-se a consulta deste portal de responsabilidade governamental e de utilização gratuita.

 

Pode aceder à pagina clicando aqui ou colando o este endereço na barra de endereço do seu navegador.

http://area.dgidc.min-edu.pt/crtic_form/pesquisa.asp

 

 
CRTIC PORTO - - Curso de Formação - As TIC e as Tecnologias de Apoio na Educação de Alunos com NEE PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

Logotipo do departamento de educação da UA

 

O Departamento de Educação da Universidade de Aveiro realiza o Curso de Formação “AS TIC E AS TECNOLOGIAS DE APOIO NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS.

Início a 18 de Maio de 2012.

Inscrições abertas até ao dia 14 de Maio de 2012.

Este curso de formação, de carácter prático, aborda diferentes perspetivas da utilização das TIC e Tecnologias de Apoio na Educação de Alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE).

É dirigido a docentes de Educação Especial, a todos os docentes de ensino Pré-escolar, 1º, 2º e 3º CEB e Secundário, Terapeutas, Psicólogos e outros Técnicos ligados à educação de alunos com NEE.

Neste curso de formação não se procede à comercialização de nenhum produto. Privilegia-se soluções gratuitas de tecnologias de apoio e para a criação de atividades educativas multimédia.

Continuar...
 
CCTIC da Universidade de Aveiro promove Workshop Gratuito sobre Tecnologias de Apoio Gratuitas PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Logo CCTIC UALogo erte e dgidc

 

 

 

O Centro de competência TIC da Universidade de Aveiro (CCTIC-UA) promove um Workshop Gratuito sobre soluções gratuitas de acessibilidade para alunos com NEE. Pretende dar a conhecer algumas opções gratuitas para a adaptação de contextos educativos digitais de alunos com Necessidades Educativas Digitais.

Irá realizar-se no próximo dia 28 de Maio de 2012 das 14:30h às 17:30h na sala sala C1.52 do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro.  Pretende dar a conhecer algumas opções gratuitas para a adaptação de contextos educativos digitais de alunos com Necessidades Educativas Digitais.

É dirigido a qualquer docente, a técnicos e outros interessados em Educação Especial.

O Workshop da responsabilidade do CCTIC UA  é gratuito mas de inscrição obrigatória, através do seguinte formulário.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Mais formações do CCTIC-UA aqui.

 

 
Publicação Comunicação Aumentativa PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Página FolhetoA publicação "Comunicação Aumentativa" tem como objetivo desmistificar o uso de símbolos gráficos como meio aumentativo da comunicação, destacando-o enquanto elemento potenciador de estratégias para o aumento da compreensão do material verbal e do desenvolvimento da linguagem oral. Segundo Célia Sousa, organizadora a aposta nesta iniciativa resulta da constatação de um total desconhecimento por parte da população em geral do conceito de comunicação por símbolos, daí a criação deste documento que ilustra de um modo simples a comunicação aumentativa. Esta publicação resulta do esforço conjunto dos CRTIC de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Pombal e Viseu, do CRID e da DREC. A versão papel será distribuída gratuitamente na zona centro do País, junto de escolas, hospitais, associações e instituições de apoio social
 
 
 
 
Vamos falar sobre comunicação aumentativa e alternativa PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Deixamos-vos aqui uma curta entrevista do dia 2 de Abril de 2012 com Célia Sousa, Coordenadora do CRID do Instituto Politécnico de Leiria. De um forma simples e resumida são abordados aspectos relacionados com Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) e é apresentada um Brochura que pretende desmitificar a CAA. Um projeto do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) procura ajudar aqueles que estão impedidos de utilizar a fala para comunicar.
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Página 3 de 21

Destaques

Muito se tem falado sobre o potencial da utilização dos Recursos Educativos Digitais (RED) na educação. Porém, a nível nacional, pouca atenção tem sido dada à utilização dos RED com as populações especiais, com alunos que não seguem os padrões considerados normais de aprendizagem.

"Os RED podem envolver, atrair, inspirar e entusiasmar aprendentes de todas as idades, capacidades e necessidades. Podem ser utilizados para estimular e canalizar a criatividade do aluno à medida que vão sendo adaptados às suas necessidades e vão sendo desenvolvidos materiais mais estimulantes que permitem personalizar a aprendizagem. Apresentam-se de diferenciadas formas, desde uma simples imagem digital que complementa um conteúdo, a ambientes virtuais onde a flexibilidade da simulação torna a experimentação mais segura. Em educação, um recurso digital é qualquer elemento que pode ser armazenado num formato digital, adoptado e adaptado para ser utilizado na aprendizagem." (in Cadernos Sacausef VI)

Felizmente e em boa hora a Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), estrutura do Ministério da Educação e da Ciência decidiu investir nesta área. Desta forma, lançaram no âmbito do seu Projeto Sacusef, na 6ª edição, uma publicação dedicada aos RED para alunos com Necessidades Educativas Especiais. Os Cadernos Saucausef VI foram organizados e estruturados por António Moreira e Margarida Almeida da Universidade de Aveiro e conta com capítulos escritos por referências nacionais. Autores que além de investigarem, fazem da utilização das tecnologias com as NEE o seu dia a dia.

Com elevada qualidade, aconselha-se a leitura deste caderno, que nos parece ser uma referência a não perder para (in)formação. 

Newsletter